É preciso atrair jovens a fazer formação em turismo defende comissão regional

Segundo a Comissão Regional de Formação para o Setor do Turismo

Ajustar os benefícios laborais às expectativas dos jovens,  valorização e aumento do prestígio das profissões da indústria turística e qualificação dos profissionais já no mercado de trabalho foram algumas das questões debatidas na reunião da Comissão Regional de Formação para o Setor do Turismo promovida pela Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve (EHTA), que decorreu no dia 26.

Esta comissão, da qual fazem parte perto de duas dezenas de entidades públicas e privadas, ligadas direta ou indiretamente a esta indústria, tem como missão «perceber e identificar as necessidades de formação na área do Turismo e participar na definição e implementação da estratégia de formação», segundo a EHTA.

«A melhoria das condições de trabalho, com mais benefícios sociais e culturais, mais tempo livre, apoios à fixação no território e mobilidade, foram algumas das ideias lançadas e debatidas, como forma de voltar a tornar as profissões ligada ao Turismo, atrativas e prestigiantes», acrescentou.

Para além do balanço e de uma radiografia ao ano letivo 2021/2022, «foi também perspetivado o futuro, tendo em conta a retoma do Turismo, a atual falta de recursos humanos e a necessária capacidade de atração dos jovens para este setor».

«Atrair jovens para estudar turismo e hotelaria é um desafio atual e muito sério. Muitas entidades não têm a perceção de que esta problemática começa logo a montante. Esta é uma preocupação real pois a falta de interesse dos jovens refletir-se-á no futuro da nossa região e terá como principal impacto a falta de recursos humanos no setor do Turismo. É muito importante trabalharmos em conjunto para a captação dos jovens e na retenção de talentos. Foi este pedido de cooperação que lançámos», segundo Paula Vicente, diretora da Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve.

 

 



Comentários

pub