Entre caminhadas, há conversas com nómadas digitais (e não só) no Festival do Ameixial

Festival de Caminhadas do Ameixial decorre até segunda-feira, 25 de Abril

O futuro chega já hoje, sábado, dia 23 de Abril, ao Ameixial, onde está a decorrer desde quinta-feira mais um festival de caminhadas. Esta tarde, às 17 horas,  vai-se refletir sobre o tema “Nómadas Digitais em Regiões do Interior”, numa conversa online a ser transmitida a partir do Pavilhão Desportivo desta aldeia serrana do concelho de Loulé.

Este debate acontece no âmbito da nova rubrica “Conversas com…”, lançada este ano pelos organizadores do Walking Festival do Ameixial.

Fábio Jesuíno, mentor da plataforma Rural Digital Nomads, e Diogo Reffóios Cunha, fundador da plataforma Nómada Digital, vão estar à conversa com Raquel Ponte, gestora de projetos de inovação e embaixadora das Geek Girls – Faro, para dar a conhecer esta nova geração de trabalhadores remotos e também apontar novos caminhos para o futuro das regiões do interior de Portugal.

«Os novos nómadas da era moderna, trabalham e viajam para qualquer parte do mundo, apenas com um portátil às costas. Chamam-lhes nómadas digitais pelo espírito viajante e por trabalharem sempre online. O Algarve é já uma das regiões mais procuradas na Europa por estes trabalhadores remotos, devido às suas características geográficas e climatéricas, principalmente nos concelhos do litoral, mas há também quem prefira a paz bucólica e os prazeres contemplativos da serra ao clichê sol e praia», enquadram os organizadores do evento.

Esta tendência «poderá, no futuro próximo, trazer efeitos benéficos para a tão propalada dinamização e repovoamento das regiões do interior, travando o seu abandono e tornando-as de novo mais sustentáveis».

Com este encontro, pretende-se que nesta 9ª edição do evento, «passado, presente e futuro caminhem lado a lado, em prol da dinamização do património da serra algarvia e do seu desenvolvimento sustentável».

Amanhã, domingo, à mesma hora, há nova conversa, desta feita sobre “Boas experiências de caminhantes por caminhantes experientes”, com Deni Vargues e Bruno Rodrigues.

Quanto ao festival em si, que decorre até segunda-feira, como em anos anteriores, a programação é variada e inclui dezenas de caminhadas temáticas para todas as idades, workshops, atividades para crianças, yoga na natureza, jantares comunitários, bailes de roda e mercadinho de produtos locais.

Mas também há novidades, como a recuperação de uma fonte tradicional, a construção de bancos em taipa e uma food-truck que vai estar em vários pontos do festival para servir comidas vegetarianas e vegan, confecionadas com produtos locais e da época.

«Assim, aos desígnios da preservação, recuperação e valorização do território, do património cultural e paisagístico, sempre presentes neste festival, soma-se esta reflexão sobre novos estilos de vida e de tendências no mercado laboral, em que viajar e trabalhar em simultâneo se pode tornar realidade», concluem os organizadores do Festival de Caminhadas do Ameixial.

O 9º Festival de Caminhadas de Ameixial é uma iniciativa da Câmara Municipal de Loulé e da Cooperativa para o Desenvolvimento dos Territórios de Baixa Densidade (QRER), com organização da Proactivetur e do Projecto ESTELA. Integrado nas iniciativas do Geoparque Algarvensis, tem ainda o apoio da Região de Turismo do Algarve, da Junta de Freguesia de Ameixial, da Visacar, da ANA aeroportos, da Direcção Geral do Património Cultural, do Museu Municipal de Loulé e do Espaço Sul, Sol e Sal – Casa do Meio Dia.

 

 

 

 



Comentários

pub