Festival de caminhadas regressa «em força» e em versão alargada ao Ameixial

Inscrições já estão abertas

Serão cinco dias, mais dois do que é habitual, durante os quais se realizarão 40 caminhadas à descoberta das belezas da Serra do Caldeirão, mas onde o convívio e o património também terão um lugar  de destaque. O Walking Festival do Ameixial (WFA) vai regressar «em força» entre os dias 21 e 25 de Abril a esta aldeia serrana de Loulé, já com as atrações habituais.

A 9ª edição deste festival de caminhadas vai contar com «mais de cinco dezenas de atividades, entre caminhadas, jornadas técnicas, workshops, recuperação de património, conversas, momentos de convívio e animação musical», segundo a Proactivetur, que, em conjunto com o Projeto ESTELA, organiza esta iniciativa da Câmara de Loulé e da Cooperativa para o Desenvolvimento dos Territórios de Baixa Densidade (QRER).

As inscrições estão abertas e os interessados já podem inscrever-se no site do Festival de Caminhadas do Ameixial.

Como sempre, a base desta festa é a aldeia do Ameixial. É aqui que decorrem os momentos de convívio, que contam com o envolvimento da população local.

Mas a “ordem” é para dar uso às pernas, em alguns casos para fazer caminhadas longas, algumas das quais vão até freguesias, concelhos e até regiões vizinhas, como Salir, Cachopo ou Almodôvar.

Também há caminhadas «por caminhos temáticos envolvendo a comunidade local e especialistas em património, ambiente, arqueologia, gastronomia, fotografia e animação infantil».

 

 

Afinal, este é um evento que sempre deu grande atenção às famílias e nesta 9ª edição a aposta não se vai alterar.

A organização preparou «diversas iniciativas orientadas para os mais jovens, onde, para além de caminhadas, se incluem workshops de artesanato, jogos educativos e momentos musicais».

O festival mantém igualmente o seu «forte sentido de responsabilidade para com o território, mantendo a pretensão clara em deixar algo de positivo na região e tal como nas anteriores edições».

«Este ano vão-se realizar algumas intervenções de recuperação e conservação patrimonial de uma fonte tradicional, envolvendo a Junta de Freguesia do Ameixial e a comunidade local, e de valorização dos percursos pedestres locais, investindo na sua qualificação com a instalação de estruturas para descanso», segundo a Proactivetur.

Noutros anos, foram feitas outras intervenções, muitas delas ligadas à escrita do Sudoeste, o objeto do Projeto ESTELA, uma «misteriosa» linguagem, que «continua a ser a referência identitária deste festival, estando expressa em muitos materiais e atividades» que estão programadas.

«Concentrada na serra entre o Algarve e o Baixo Alentejo, esta é a primeira manifestação de escrita da Península Ibérica é um dos maiores tesouros da arqueologia europeia e ainda está hoje por decifrar», enquadra a empresa de turismo responsável.

 

 

O Festival de Caminhadas do Ameixial volta, por outro lado, a «refletir sobre o território, as práticas tradicionais e o desenvolvimento sustentável» e há «duas novidades».

A primeira é a realização de umas Jornadas Técnicas sobre “Valorização e recuperação de caminhos antigos”, com diversos convidados, incluindo da vizinha Espanha.

Os oradores vão dar conta «de casos de sucesso na recuperação de antigos trilhos, as problemáticas, o potencial, os processos tradicionais e a informação histórica existente».

«Este é um tema com forte impacto na dinamização territorial e que muito preocupa aqueles que gostam de caminhar no Algarve e promovem atividades no interior, uma vez que se estão a perder muitos dos caminhos que outrora funcionaram como verdadeiras vias de ligação em povoações», segundo os organizadores do festival.

Estas jornadas vão ter lugar na Casa do Meio Dia, em Loulé, no dia 21, às 19h00, e darão o pontapé de saída para o festival.

A outra novidade é «uma reflexão sobre a criação de uma Rede Europeia de Festivais de Turismo Responsável», durante a qual se pretende «partilhar uma visão comum entre o WFA e intervenientes de França, Itália, Bélgica sobre alavancar o desenvolvimento dos territórios aliado ao potencial educativo e ao bem-estar dos cidadãos».

«O WFA incluirá ainda exposições, palestras com convidados, momentos de gastronomia e um concerto musical com baile de roda, algo também já tradicional neste evento», concluiu a Proactivetur.

O programa completo pode ser consultado aqui.

O 9º Festival de Caminhadas de Ameixial é uma iniciativa da Câmara Municipal de Loulé e da Cooperativa para o Desenvolvimento dos Territórios de Baixa Densidade (QRER), com organização da Proactivetur e do Projecto ESTELA. Integrado nas iniciativas do Geoparque Algarvensis, tem ainda o apoio da Região de Turismo do Algarve, da Junta de Freguesia de Ameixial, da Visacar, da ANA aeroportos, da Direcção Geral do Património Cultural, do Museu Municipal de Loulé e do Espaço Sul, Sol e Sal – Casa do Meio Dia.

 

 

 



Comentários

pub