CMR Sul anda há 15 anos a reabilitar fisicamente doentes de seis distritos do Sul

Centro passou por períodos difíceis, ao longo dos anos

O Centro Medicina Física e Reabilitação do Sul (CMR Sul), em São Brás de Alportel, faz hoje 15 anos, durante os quais tratou e reabilitou milhares de pessoas, de seis distritos, mas também atravessou grandes dificuldades.

A unidade que nasceu no local onde funcionou o antigo Sanatório Carlos Vasconcelos Porto é atualmente «uma unidade de referência na área da reabilitação intensiva e de cuidados especializados que visa promover a reabilitação interdisciplinar em situações que exijam intervenções prolongadas e complexas», segundo o Centro Hospitalar Universitário do Algarve, no qual a unidade de saúde são-brasense está atualmente integrada.

O CMR Sul começou a sua atividade em regime de parceira público privada (PPP) em 2007, mas acabou por passar para a Administração Regional de Saúde do Algarve, em 2013, depois do Tribunal de Contas ter chumbado a renovação do acordo entre o Ministério da Saúde e o Grupo Galilei.

Nos anos que se seguiram, a unidade de saúde debateu-se com dificuldades ao nível do quadro de pessoal, que a impediram de operar na sua máxima capacidade, principalmente ao nível das camas de internamento. Em 2017, passou a integrar o CHUA, o que permitiu, nos anos seguintes, debelar muitos dos problemas com que o CMR Sul se debatia.

Mas só em 2021, durante a pandemia, é que o CMR Sul voltou a trabalhar em pleno.

 

 

Em 2020 e em 2021, o CMR Sul, que se destina «a receber doentes com lesões medulares, traumatismos crânio-encefálicos, acidentes vasculares cerebrais e outras patologias do foro neurológico, reumatológico, ortopédico, cardiovascular e pneumológico», realizou «6.306 consultas» e «40.052 atos diagnósticos e terapêuticos em ambulatório», acompanhou «384 doentes em internamento» e seguiu «2.031 doentes em regime de ambulatório» nos seis distritos do Sul do País para os quais é a unidade de referência.

«Composto por uma equipa multidisciplinar integrada por 136 profissionais de diversas áreas de saúde e de apoio a toda a atividade clínica, de reabilitação e de apoio ao funcionamento dos serviços, o Centro de Medicina Física e Reabilitação do Sul disponibiliza Consultas Externas Médicas de Medicina Física e Reabilitação, Medicina Interna e Neurologia e conta com a consultoria das valências hospitalares disponibilizadas pelo CHUA», segundo o centro hospitalar.

Disponibiliza ainda «apoio técnico e especializado na área de diagnóstico e terapêutica em Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Terapia da Fala, Dietética e Nutrição, Psicologia, Farmácia, Radiologia e conta com técnicos de Serviço Social, Informático, Assistentes Operacionais, Assistentes Técnicos, Técnicos Superiores, Médicos, Internos da Formação Especifica, Enfermeiros e Dirigentes».

O Conselho de Administração do CHUA aproveitou a ocasião para «felicitar e agradecer o trabalho de todos os profissionais que ao longo de todos estes anos contribuíram para a criação, desenvolvimento e projeção na área da reabilitação intensiva dos 6 distritos a sul do país».

 

 



Comentários

pub