Vila Real de Santo António organiza vigília solidária pela Ucrânia

De forma simbólica, o edifício dos Paços do Concelho estará também iluminado com as cores da Bandeira Nacional da Ucrânia

Vila Real de Santo António acolhe, esta quarta-feira, dia 2 de Março, entre as 18h00 e as 20h00, uma vigília de solidariedade para com o povo ucraniano, anunciou a Câmara Municipal.

A iniciativa terá lugar na Praça Marquês de Pombal e visa apelar à paz na Ucrânia, num momento em que se assiste à escalada da ofensiva russa em território ucraniano.

«Neste sentido, pretende-se agir e mostrar a solidariedade para com o povo ucraniano que, neste momento, vê ameaçadas as suas vidas, as suas famílias e os seus bens», explica a autarquia.

A vigília está aberta à participação de todos os que se quiserem juntar, de forma espontânea, e contará com a presença de elementos da comunidade ucraniana residentes no concelho de Vila Real de Santo António.

A ação visa ainda «reivindicar que sejam respeitadas as vidas e os direitos humanos, apelando ao fim do conflito entre a Rússia e a Ucrânia».

Nesta data, e de forma simbólica, o edifício dos Paços do Concelho estará também iluminado com as cores da Bandeira Nacional da Ucrânia.

Prevê-se que a iniciativa solidária seja pontuada por várias intervenções, nomeadamente do presidente da Câmara Municipal Álvaro Araújo.

Em simultâneo, o município de VRSA irá organizar várias iniciativas para recolha de bens alimentares e não alimentares que serão diretamente entregues a diversas associações humanitárias.

 

Donativos Financeiros:

Amnistia Internacional: https://www.amnistia.pt/

Unicef: https://donativos.unicef.pt/campanha/emergencia-ucrania/

Cruz Vermelha Internacional: https://www.icrc.org/en/donate/ukraine

 

Dúvidas sobre qualquer assunto com a crise de refugiados na Ucrânia, a plataforma We help Ukraine encaminha e esclarece quem precisar:

https://www.wehelpukraine.org/

 

 



Comentários

pub