Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
faceco

A Área de Reabilitação Urbana (ARU) do concelho de Portimão foi ampliada pela aprovação da nova ARU do Viveiro, na sequência da política global de reabilitação urbana e aposta estratégica do município, anunciou esta sexta-feira, 4 de Fevereiro, a autarquia portimonense.

Segundo a Câmara de Portimão, esta ampliação visa «regenerar e revitalizar a área de intervenção através da reabilitação do edificado e a requalificação dos espaços públicos existentes, melhorando desta forma o ambiente urbano».

Aprovada na Assembleia Municipal de Portimão de 23 de Julho e publicada no Diário da República – 2ª Série de 25 de Janeiro, a nova ARU integra «um conjunto diversificado de equipamentos urbanos públicos e privados de uso coletivo».

lagos eventos

Entre estes equipamentos encontra-se o antigo Estabelecimento Prisional de Portimão (futura Escola de Hotelaria de Portimão), o Portimão Estádio, os edifícios da EMARP – Empresa Municipal de Águas e Resíduos de Portimão e da Polícia de Segurança Pública, o Auditório Municipal, o Lar da Criança, a Biblioteca Municipal e o Tribunal.

Também estão inseridos nesta área o Pavilhão Gimnodesportivo de Portimão, o Clube de Ténis de Portimão e Praia da Rocha, o Jardim das Águas Livres, o Viveiro Municipal, o Algarcine – Cinemas de Portimão, a sede da Associação dos Dadores de Sangue do Barlavento Algarvio e o antigo Centro de Saúde.

Em termos de imóveis privados, a autarquia portimonense destaca «as moradias unifamiliares e os edifícios de habitação plurifamiliares que limitam a sul a Avenida Miguel Bombarda, os vulgarmente designados “Gémeos”, “Comboio Parado” e o “Bairro Social”».

A nova ARU do Viveiro de Portimão possui um âmbito temporal de três anos, estando em vigor até 23 de Julho de 2024, e dará continuidade a norte à ARU – Centro Histórico de Portimão, com a qual se articula.

 

Sul Informação

 

A Câmara de Portimão pretende, com a delimitação, «promover a reabilitação do parque edificado e ainda, mediante uma intervenção futura na área delimitada, (re)estabelecer ligações espaciais, formais e funcionais entre os equipamentos existentes e futuros, e o tecido urbano envolvente, a cidade e o território criando um espaço de referência e recentrando-o no tecido urbano da cidade».

Todo este contínuo urbano deverá incorporar, «de forma coesa e coerente», «as funções urbanas atualmente existentes e futuras, sobre uma nova estrutura fortemente vocacionada para o recreio e lazer, que resolva em simultâneo as grandes carências ao nível dos equipamentos urbanos de circulação e transporte, condicionadoras da promoção dos modos suaves de transporte e da mobilidade».

Nos propósitos a prosseguir no âmbito das futuras intervenções, a autarquia também pretende «dar resposta aos novos desafios que se colocam atualmente às cidades, na conciliação entre a atratividade, a competitividade e a sustentabilidade urbana».

 

Sul Informação
Foto: Filipe da Palma | Câmara Municipal de Portimão

 

Com a delimitação da ARU do Viveiro, e para além da redução de diversos impostos, entre os quais o IVA e o IRS, o município de Portimão «define igualmente um quadro de benefícios fiscais, nomeadamente associados ao património, como o IMI e o IMT».

Define também «um regime especial (isenção total e parcial a 50%) nas taxas municipais de incentivo à realização das operações urbanísticas, objeto de operações de reabilitação dos edifícios e frações autónomas a desenvolver na área abrangida».

Os apoios e incentivos serão concedidos «a intervenções que se enquadrem, cumulativamente, nas definições de reabilitação de edifícios e de reabilitação urbana constantes no Regime Jurídico de Reabilitação Urbana, não se aplicando a construções a edificar em lotes vazios ou em lotes resultantes de demolição integral de preexistências».

Caberá aos proprietários dos imóveis a responsabilidade e a iniciativa preponderante na reabilitação do edificado, podendo contar para isso com o auxílio de diversos benefícios fiscais e instrumentos financeiros.

Nesse sentido, o município «continuará a ser um parceiro ativo e dinamizador de todo este processo, estando ao dispor dos proprietários na prestação de apoio técnico de forma a sensibilizar, esclarecer, informar, agilizar e desburocratizar todos os procedimentos» a quem pretenda investir na conservação/reabilitação do edificado constante na ARU do Viveiro de Portimão.

Os interessados poderão iniciar o respetivo processo de candidatura aos apoios e benefícios fiscais no Balcão Único Municipal de Portimão ou aceder aos requerimentos online, enviando-os posteriormente para o e-mail [email protected].

As informações complementares sobre a ARU do Viveiro ou a ARU – Centro Histórico de Portimão encontram-se disponíveis no site da autarquia.

 



lagos eventos
dengun

Também poderá gostar

Sul Informação - Obras no Jardim da Fortaleza, na Praia da Rocha, devem estar concluídas na segunda quinzena de Julho

Obras no Jardim da Fortaleza, na Praia da Rocha, devem estar concluídas na segunda quinzena de Julho

Sul Informação - Música, arte e comércio não faltam nas “Quintas-feiras ao Luar” de Portimão

Música, arte e comércio não faltam nas “Quintas-feiras ao Luar” de Portimão

Sul Informação - «É Verão, é Portimão» apresenta novos projetos, eventos renovados e boas intenções [vídeo]

«É Verão, é Portimão» apresenta novos projetos, eventos renovados e boas intenções [vídeo]