Marinha resgata três velejadores a Sudoeste do Cabo de São Vicente

Embarcação tinha problemas no motor

Três tripulantes, dois franceses e um britânico, do veleiro “Indian Summer”, que estava a Sudoeste do cabo de São Vicente, com problemas no motor, foram resgatados, esta madrugada, pela Marinha.

O salvamento foi coordenado pelo Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa, em colaboração com o seu congénere de Rabat (Marrocos), sendo que o resgate acabou por ser feito pelo helicóptero EH-101, da Força Aérea Portuguesa.

Segundo a Marinha, «o pedido de colaboração das autoridades marroquinas foi recebido ontem, 19 de Fevereiro, pelas 19h40, para resgatar os três tripulantes do navio à vela “Indian Summer”, que se encontrava a 80 milhas náuticas, o equivalente a 148 quilómetros, a Sudoeste do cabo de São Vicente».

A tripulação do veleiro «reportou que estava com um problema grave na máquina propulsora e que com as condições meteorológicas severas que se faziam sentir na área – Vento de 27 nós e ondulação de 7 metros – necessitavam de ajuda urgente», conta a Marinha.

Antes do empenhamento do helicóptero da Força Aérea, que acabou por fazer o resgate, «houve diversas tentativas de resgate por parte do navio mercante “River Pearl”, que se manteve sempre junto à embarcação e apoiou as operações de busca e salvamento.

O helicóptero acabou por ser empenhado às 2h25 da madrugada, através da colaboração com o Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Aéreo Lisboa (RCC Lisboa).

O salvamento dos três homens, dois franceses, com 28 e 29 anos, e um britânico, de 62, acabou por acontecer cerca de três horas depois. Os tripulantes foram retirados em segurança do veleiro para o aeroporto de Figo Maduro.

Segundo a Marinha, «os velejadores não necessitaram de assistência médica, tendo os três elementos sido posteriormente acompanhados por agentes do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras».

 



Comentários

pub