Obras de Timo Dillner, Adelaide Filipe e Gonçalo Cabral vencem o LocalARTE de Lagos

Obras realizadas no âmbito deste projeto podem ser vistas no Centro Cultural de Lagos a partir de amanhã

“Desmascarado”, de Timo Dillner

Timo Dillner (1º), Adelaide Filipe (2º) e Gonçalo Cabral (3º) foram os artistas vencedores do projeto de arte contemporânea de artistas LocalARTE, cujos resultados podem ser vistos a partir de amanhã, 1 de Fevereiro, e até 19 de Março no Centro Cultural de Lagos.

Os vencedores dos prémios monetários de 3 mil, de 2 mil e de mil euros, respetivamente, foram anunciados no sábado, dia 29 de Janeiro, também no Centro Cultural de Lagos.

O 1º prémio foi para a obra “Desmascarado”, de Timo Dillner. O trabalho  “O Silêncio”, de Adelaide Filipe, ficou em 2º e  “Tudo tem certo espírito secreto”, de Gonçalo Cabral, foi o 3º classificado.

 

“O Silêncio”, de Adelaide Filipe

 

As obras vencedoras foram escolhidas entre as mais de 80 obras apresentadas por 49 artistas pelo júri do concurso, composto por Sara Coelho, vereadora da Câmara de Lagos, Adriana Nogueira, diretora regional de Cultura do Algarve, Pedro Cabral, professor e diretor do curso de Artes Visuais da Universidade do Algarve, André Valente, da Região de Turismo do Algarve, e Raquel Taquelim d’Almeida, artista plástica.

Além dos prémios monetários, foram atribuídas menções honrosas a Marcelo Pereira, pela obra “66 Leis das Cores”, a Nélia Duarte, por “Brites, que já foi mãe”, e Peter Jones, “Shetland Tweed Coat”.

 

“Tudo tem certo espírito secreto”, de Gonçalo Cabral

 

Para a vereadora Sara Coelho, cabe à autarquia, enquanto entidade pública, apoiar o tecido artístico local, dando «um impulso às asas que os nossos artistas já têm, para que possam voar, não só em Lagos, mas por todo o mundo».

Já Adriana Nogueira destacou o enorme talento e qualidade que presenciou nas obras participantes, as quais têm potencial para estar «em qualquer grande galeria de qualquer país do país ou do mundo».

O LocalARTE é «uma iniciativa de apoio e promoção do trabalho da comunidade artística local»,  lançada no final de 2021, como desafio aos artistas naturais ou residentes em Lagos, abrangendo áreas como a pintura, escultura, cerâmica e fotografia.

 

 



Comentários

pub