Festival Internacional de Piano do Algarve regressa ao TEMPO em Portimão

Solistas e orquestras vão voltar a atuar perante o público, depois de uma edição totalmente online em 2021

O Festival Internacional de Piano do Algarve vai regressar ao TEMPO – Teatro Municipal de Portimão a partir deste sábado, dia 29 de Janeiro, possibilitando que solistas e orquestras voltem a tocar perante o público, depois de uma edição totalmente online em 2021.

O arranque da sexta edição será dado pelo H4nds Duo, composto pelos pianistas António Luís Silva e Tiago Nunes, que já este sábado, dia 29, apresentará um programa composto por obras que remetem a assistência para duas temáticas associadas à liberdade, que o ano de 2020 a tantos tirou: a fantasia e a dança.

Nesse sentido, a diversidade da origem geográfica dos compositores escolhidos, sugestiva de uma viagem, «homenageia a resiliência daqueles que se viram impedidos de percorrer o mundo no ano que acabámos de viver», explica a autarquia de Portimão.

Quanto à proposta musical a apresentar este sábado por António Luís Silva e Tiago Nunes, será constituída por excertos das obras de F. Schubert, A. Dvořák, C. Gluck, Piazzola e Zequinha de Abreu.

 

OFS – Orquestra Sem Fronteiras – Foto: Enric Vives-Rubio

 

O programa segue no dia 5 de Fevereiro com a OFS – Orquestra Sem Fronteiras, um projeto criado com o intuito de «apoiar e fixar o talento jovem no interior do país, combatendo o abandono do ensino da música e premiando o mérito académico».

Nesse concerto juntar-se-á à orquestra a pianista Mrika Sefa, nascida no Kosovo, que já venceu diversos prémios e concursos de música e colabora frequentemente com músicos de toda a Europa, entre os quais se inclui Martim Sousa Tavares, maestro da OSF.

 

Pianista Mrika Sefa

 

No dia 5 de Março, estreia-se no festival o pianista sul-coreano Youngho Park, formado pela Universidade Nacional de Seul e vencedor de diversos prémios e concursos de música internacionais, para interpretar um recital a solo.

Park já atuou um pouco por todo o mundo, em países como a Alemanha, Itália e Bélgica, entre outros, e costuma colaborar com diversas formações orquestrais, entre as quais a Lithuanian National Symphony Orchestra, a Gunpo Philharmonic Orchestra e a Seoul National University Philharmonic Orchestra.

A 9 de Abril, subirá ao palco do Grande Auditório do TEMPO Pablo Lapidusas, pianista natural de Buenos Aires e que iniciou os seus estudos de piano no Brasil, onde atuou em concertos e gravações ao lado de artistas da Música Popular Brasileira e da cena instrumental canarinha.

Em 2005, o pianista debutou na sala Cecília Meireles, no Rio de Janeiro, apresentando-se com a orquestra canadiana I Musici de Montreal, sob a regência do maestro russo Yuli Turovsky, enquanto no ano de 2006 passou a integrar a banda do rapper brasileiro Marcelo D2.

Gravou dois álbuns e realizou mais de 450 apresentações em 20 países, com presença em importantes festivais, entre os quais Montreux Jazz Festival, Hollywood Bowl, Summer Stage (realizado no Central Park de Nova Iorque), Rock in Rio, Lollapalooza, Roskilde, Nice Jazz Festival, Pori Jazz Festival e Back to Black, entre muitos outros.

No dia 6 de Maio, a jovem Orquestra Sinfónica do Algarve, que fez a sua apresentação oficial a 1 de Outubro passado, também se estreará neste Festival, sob direção do maestro Armando Mota, sendo acompanhada pelo pianista Leonardo Hilsdorf.

 

Maestro Armando Mota

 

Leonardo é «um dos principais expoentes da nova geração de pianistas brasileiros, bastante aclamado pela crítica especializada, tendo sido por dois anos um dos solistas selecionados em residência na Capela Musical Rainha Elisabeth da Bélgica, onde trabalhou sob os cuidados de Maria João Pires, sua atual mentora», explica a autarquia de Portimão.

O VI Festival Internacional de Piano do Algarve encerra na sexta-feira, 20 de Maio, com a Orquestra Metropolitana de Lisboa dirigida pelo maestro Adrian Leaper, acompanhado pelo solista João Rosado.

António Rosado tem uma carreira reconhecida nacional e internacionalmente, corolário do seu talento e do gosto pela diversidade, expressos num extenso repertório pianístico que integra obras de compositores tão diferentes como George Gershwin, Aaron Copland, Albéniz ou Liszt.

Os concertos das sextas-feiras, 5 de Fevereiro, 5 de Março e 9 de Março têm início às 19h00, enquanto os dos sábados, a 6 e 20 de Maio, começam às 21h00.

Os bilhetes custam entre 20 e 25 euros e estão à venda online e na bilheteira do TEMPO, aberta de terça a sábado, das 13h00 às 18h00, e em noites de espetáculo até ao respetivo início.

 



Comentários

pub