Artista plástica Alexandria Coe faz residência artística no Morgado do Quintão em Lagoa

Artista dará um workshop aberto ao público no dia 18 de Fevereiro

Morgado do Quintão

O Morgado do Quintão, em Lagoa, vai receber a artista britânica Alexandria Coe em mais uma das suas residências artísticas, a decorrer entre 4 a 18 de Fevereiro.

A ligação do Morgado do Quintão à arte teve início com a sua fundadora, Teresa Caldas de Vasconcellos, uma artista plástica portuguesa, professora universitária e mestre em Belas Artes que desde cedo criou esta sinergia entre as vinhas e a sua veia artística. Os seus filhos, Filipe e Teresa, fazem questão de manter esta ligação e abrem as portas a vários artistas para que, ali, encontrem um sítio para a criação artística, seja pintura, escultura, fotografia ou música.

As residências artísticas no Morgado do Quintão «reforçam a vontade do produtor algarvio em contribuir para a oferta cultural do Algarve», diz o Morgado do Quintão.

Alguns nomes que passaram pelo Morgado do Quintão são Cláudio Garrudo, Rui Horta Pereira e Tomás Cunha Ferreira.

Desta vez, o Morgado do Quintão recebe Alexandria Coe, pintora baseada em Londres que frequentou o Chelsea College of Arts, concluindo depois o seu mestrado na Central Saint Martins.

Tendo já trabalhado com a Soho House, com Neta Porter, Penguin e Hermes, adopta «alguns dos seus conhecimentos obtidos através dos seus estudos em design têxtil e ilustração, centrando-se numa prática de desenho simplificado como raiz de uma relação autêntica com o corpo», explica o Morgado do Quintão.

A intenção da residência passa também pela criação de uma peça de land art que terá uma intervenção da artista.

No contexto desta residência, no dia 18 de Fevereiro, a artista irá também realizar um workshop de desenho aberto ao público, que contará com a participação de alguns estudantes de artes visuais da região, seguido de um almoço à sombra da oliveira milenar do Morgado do Quintão.

O objetivo desta sessão é «ajudar os participantes a conseguir encontrar uma forma de olhar para o corpo humano de uma forma positiva», diz Alexandra Coe.

Para o workshop não é necessária qualquer experiência prévia, podendo «estudar e explorar as formas humanas de um modo simples e com um estilo de desenho minimalista, combinando uma abordagem holística com uma perspectiva tradicional, fazendo desta uma experiência que se aproxima de uma meditação».

Os lugares são limitados, podendo fazer a sua inscrição através do site do Morgado do Quintão.

 



Comentários

pub