Algarve e Baixo Alentejo escapam à vaga de frio, mas sueste afeta a costa sul

Máxima estará entre 15 e 17°C no Baixo Alentejo e Algarve

Os distritos de Faro e de Beja deverão escapar à vaga de frio que, a partir desta sexta-feira, dia 21, vai invadir grande parte do país, segundo a previsão do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

O IPMA emitiu mesmo avisos de tempo frio, em grande parte dos distritos do território continental. Estão sob aviso amarelo os distritos de Bragança, Vila Real, Braga, Porto, Viana do Castelo, Viseu, Guarda, Leiria, Santarém, Seúbal e Évora por causa do tempo frio.

O Algarve também está sob aviso amarelo, mas por razões diferentes: devido à agitação marítima na costa Sul, com ondas de sueste com 2 a 2.5 metros.

Assim, as previsões meteorológicas apontam para a continuação de tempo seco, e relativamente frio, a partir de dia 21, «devido ao transporte de uma massa de ar frio continental proveniente do interior do continente europeu, associada a um anticiclone localizado sobre as ilhas Britânicas».

O IPMA salienta que, em especial nas regiões Norte e Centro, prevê-se uma descida dos valores da temperatura máxima no dia 21 e uma descida da temperatura mínima no dia 22.

Assim, a temperatura mínima deverá variar aproximadamente entre 1 e 5°C, sendo ligeiramente superior na faixa costeira, e inferior no interior Norte e Centro, onde irá baixar até valores da ordem de -2 a -5°C.

A temperatura máxima deverá variar entre 10 e 15°C nas regiões Norte e Centro, sendo entre 15 e 17°C no Baixo Alentejo e Algarve, e inferiores a 10°C no nordeste transmontano e Beira Alta.

Adicionalmente, prevê-se uma intensificação do vento nos dias 21 e 22, que soprará do quadrante leste, moderado a forte nas terras altas e temporariamente na faixa costeira, o que fará aumentar o desconforto térmico. Haverá formação de geada, em especial no interior e nos vales abrigados do litoral.

 

 
 



Comentários

pub