Marrocos visitou Loulé para aprofundar pontes de trabalho conjunto

A mesma comitiva que visitou Loulé também passou pela Universidade do Algarve, onde foram assinados acordos de cooperação.

Uma comitiva marroquina, liderada por Khadija Essafi, reitora da Universidade Hassan 1er, visitou na passada sexta-feira, 19 de Novembro, a cidade de Loulé, com o objetivo de «criar pontes para um trabalho conjunto em torno da identidade comum dos dois povos».

O programa passou pelos Banhos Islâmicos que se encontram em fase final de intervenção para musealização e cujo processo de classificação como Monumento Nacional já arrancou.

«Considerado como o único do país e o mais completo da Península Ibérica ao nível da planta, este complexo de Banhos é talvez o maior exemplo da presença árabe no concelho pelo que a ideia é tornar o espaço visitável e promove-lo do ponto de vista turístico», diz a Câmara de Loulé.

Seguiu-se uma passagem pela Ermida da Nossa Senhora da Conceição e pelo Castelo, outro marco importante da presença árabe na cidade, onde foi apresentado o projeto do “Quarteirão Cultural” que irá transformar a zona histórica de Loulé num centro de ciência ligado à paleontologia, alavancado pelo aspirante Geoparque Algarvensis Loulé-Silves-Albufeira.

No Arquivo Municipal Professor Romero Magalhães, Khadija Essafi teve a oportunidade de ver um dos “Tesouros Nacionais”, as Atas de Vereação datadas dos séculos XIV e XV, identificadas como as mais antigas do país.

A visita terminou no Palácio Gama Lobo, sede do projeto Loulé Criativo.

«Esta visita é pois o início de algo que, acreditamos convictamente, será uma parceria frutífera e enriquecedora e irá fortalecer-nos do ponto de vista cultural e institucional. É uma ligação natural, até pela proximidade geográfica e por um passado comum, mas que não foi devidamente explorada ao longo dos anos e ao longo dos séculos», afirmou o presidente da Câmara Municipal de Loulé, Vítor Aleixo.

Na génese desta cooperação está também a Bienal Ibérica do Património Cultural 2019, que aconteceu em Loulé, e que teve como país convidado Marrocos.

A mesma comitiva que visitou agora Loulé também passou pela Universidade do Algarve, onde foram assinados acordos de cooperação.

 

Comentários

pub