Festa dos Anos de Álvaro de Campos continua em Novembro com conferências, música e DocePessoa

Celebrações decorrem até dia 30 de Novembro pela cidade de Tavira

DocePessoa

A 1ª edição das “Conferências de Outono”, da Casa Álvaro de Campos, a degustação de um arroz DocePessoa, ou a iniciativa “Qualquer Música”, no auditório da Academia de Música de Tavira, são algumas das propostas para o início de Novembro das celebrações da “Festa dos Anos de Álvaro de Campos”, havendo espaço também para exposições entre as iniciativas que terão lugar até ao dia 30 pela cidade de Tavira.

O auditório da Biblioteca Municipal de Tavira vai receber já este sábado, dia 6 de Novembro, às 16h00, a primeira edição das “Conferências de Outono” da Casa Álvaro de Campos, com a presença de Ricardo Belo de Morais que irá falar sobre “Fernando e Ofélia… e Álvaro”.

Ao longo das duas fases do namoro entre Fernando Pessoa e Ofélia Queiroz, o heterónimo Álvaro de Campos «teve várias intromissões na relação amorosa do casal, especialmente nas cartas trocadas entre aqueles. Quando o namoro terminou definitivamente, foi também de Álvaro de Campos que Fernando Pessoa se “socorreu”, chamando o engenheiro de Tavira a escrever o poema “Todas as cartas de amor são ridículas”», diz a organização.

Nesta conferência, «vamos conhecer melhor as provas deste trio invulgar, que Ofélia sempre encarou com complacência, mas no qual não deixou de ter participação ativa, entrando inequivocamente no jogo heteronímico».

Jornalista, escritor, investigador literário, dramaturgo, tradutor e consultor de comunicação, Ricardo Belo de Morais é membro da equipa da Casa Fernando Pessoa desde 2012.

Durante a iniciativa deste dia, será oferecido aos participantes um arroz DocePessoa, uma sobremesa especial, distribuída pela associação Partilha Alternativa e pela Fundação Irene Rolo, que terá a imagem de Fernando Pessoa desenhada em canela.

No dia seguinte, 7 de Novembro, às 18h30, o auditório da Academia de Música de Tavira irá receber a iniciativa com Josué Nunes, Nancy Gabor, Susana Nunes e Samuel Cristobal.

«Convidamos uma atriz americana, Nancy Gabor, a interpretar o poema To a Stranger de Whitman, imaginando poder ter sido este um poema com o qual Walt responderia, tanto a Pessoa quanto a Lorca, uma vez que nesse universo poético o tempo e a presença física não tem grande peso», explica a organização.

Ao som da guitarra de Josué Nunes, «que cria um pano de fundo musical interpretando compositores dos três países», Susana Nunes como Pessoa e Samuel Cristobal como Lorca, interpretarão «excertos dos dois poemas que não tem a pretensão de ser lógica, mas de soar como um poema, embora em português e espanhol».

Susana Nunes, Samuel Cristóbal e Josué Nunes

Além desta iniciativa, estarão ainda patentes várias exposições até dia 30 de Novembro, algumas em modo online, outras em espaços físicos da cidade de Tavira.

Numa homenagem aos trabalhadores da área da saúde, estará disponível na página de Facebook da A|NAFA a mostra coletiva de fotografia “As Escolhas Poéticas dos Profissionais do Centro de Saúde de Tavira”.

Na Casa Álvaro de Campos, o professor Reinaldo Barros expõe “Ensinar Pessoa”, uma exposição individual que poderá ser visitada de terça a quinta-feira, das 10h00 às 19h00, e ao sábado, das 16h00 às 22h00.

Também neste local, e com o mesmo horário de visitas, poderá ser vista a mostra “Duas Margens visita Álvaro de Campos” com obras do coletivo luso-espanhol Luz de Mujer . Proyectos de Arte.

Na Artesis Galeria, a exposição “Fernando Pessoa e o Amor” pode ser visitada às quintas e sextas-feiras, das 16h00 às 19h00, e aos sábados e domingos, das 10h00 às 13h00.

Ainda na Casa Fotografia Andrade, e com um custo de 5 euros por adulto, está exposta a obra dos fotógrafos da família Andrade, que mostra “Notas sobre a Tavira dos Tempos de Álvaro de Campos”. A exposição poderá ser visitada de segunda a sexta-feira, das 10h00 às 18h00, e ao sábado, das 10h00 às 13h00.

A restante programação da “Festa dos Anos de Álvaro de Campos” poderá ser consultada aqui.

 



Comentários

pub