Festa dos Anos de Álvaro de Campos estreia “A Concubina Japonesa” e “Videos_Pessoa”

Comemorações decorrerão até dia 30 de Novembro, em Tavira

Kyoko Tsukamoto em “A Concubina Japonesa”

A estreia mundial da curta-metragem “A Concubina Japonesa” e a apresentação dos “Videos _Pessoa”, na sede da Associação Rock da Baixa-Mar, ou mais uma edição do “Poemus”, na Biblioteca Municipal Álvaro de Campos, são algumas das propostas para esta semana nas celebrações da Festa dos Anos de Álvaro de Campos que terão lugar até 30 de Novembro, em Tavira.

“A Concubina Japonesa” é uma das iniciativas que Tela Leão, presidente da associação Partilha Alternativa, destaca da programação deste ano. A ter lugar esta quinta-feira, 11 de Novembro, às 20h00, na sede da Associação Rock da Baixa-Mar, esta estreia mundial foi uma coprodução com o Brasil e Espanha.

A ideia surgiu, após uma performance de Tela Leão na “Festa dos Anos de Álvaro de Campos” de 2019, por um casal de artistas japoneses que marcaram presença nessa apresentação.

A história é a «de um embaixador português que foi para o Japão, casou-se com uma gueixa e acabou por ficar lá o resto da vida» e é espelhada no pai de Álvaro de Campos, «que larga a mulher e o filho em Tavira, vai para o Japão e arranja uma concubina japonesa com quem se casa quando a mulher morre em Portugal», explica Tela Leão em entrevista ao Sul Informação.

O projeto «vem sendo desenvolvido desde 2019» e tem por base três monólogos de Rudolf Engelander: o pai e a mãe de Álvaro de Campos e Sakura, a concubina japonesa, interpretados por Pedro Ramos, Susana Nunes e Kyoko Tsukamoto, respetivamente.

 

“Concubina Japonesa”

 

Ainda neste dia será apresentado o projeto “Vídeos_Pessoa”, produzido pela Partilha Alternativa e financiado pelo programa Garantir Cultura, que «envolveu 25 artistas locais e regionais», realça Tela Leão.

«Desde 2015, começou a composição de novos temas musicais com poemas de Pessoa, feitos por cidadãos locais, em que escolhemos seis deles e organizámos a gravação profissional num estúdio em Olhão», explica.

Dos poemas de Fernando Pessoa escolhidos para esta iniciativa estão Vaga no Azul, Da Minha Aldeia, Ópiário ou Cartas de Amor.

Depois de gravados, «esses temas foram distribuídos entre cineastas da região algarvia para criarem um vídeo por cada canção, inspirados, não naquilo que o poema diz, mas naquilo que sentem ao ouvir aquelas músicas», sendo agora apresentados ao público.

 

Gravação de um dos temas do projeto “Videos_Pessoa”

 

No dia seguinte, 12 de Novembro, decorrerá mais uma edição do “Poemus”, que terá lugar às 18h30, na Biblioteca Municipal Álvaro de Campos, em Tavira. A poesia será, desta vez, de Alberto Caeiro, mas a voz será de Celso Candeias e a música de Zé Tenente.

Nasceram no Alentejo mas encontraram em Tavira «o regaço e o afeto de uma mãe adotiva que, inconscientemente, os encaminhou para a vida contemplativa, despertando-lhes a veia adormecida da criação e do prazer», pode-se ler no site da iniciativa.

Esta é uma «performance poético-musical que retrata a visita de Alberto Caeiro à festa de aniversário do seu meio-irmão Álvaro de Campos» na qual, «através da criação de melodias suaves e contemplativas e da interpretação sentida», pretende-se que o público «exercite a sensibilidade dos seus cinco sentidos, não pensando em mais nada, pois como o próprio dizia “pensar é estar doente dos olhos”».

Para reservar o seu lugar poderá fazê-lo através do e-mail [email protected].

Já no dia 14 de Novembro, Luís Conceição irá apresentar um desafio proposto pela organização, às 18h30, no Clube de Tavira.

O artista tem vindo a compor temas que refletem principalmente o espírito dos Bardos Celtas e aceitou o desafio de musicar “The Mad Fiddler”, uma coleção de poemas em inglês que Fernando Pessoa escreveu ainda jovem.

A Luís Conceição juntam-se Megan Hennessy e Jan Pipal, formando o The Mad Trio, grupo que já gravou duas das canções e espera produzir um CD com o conjunto delas.

Além destas iniciativas, estarão ainda patentes, pela cidade de Tavira, várias exposições artísticas e de fotografia, até dia 30 de Novembro.

A restante programação da “Festa dos Anos de Álvaro de Campos” poderá ser consultada aqui.



Comentários

pub