Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
emarp

Os internamentos por Covid-19 têm vindo a aumentar, nas últimas semanas, mas ainda sem perturbar a atividade normal do Centro Hospitalar Universitário do Algarve (CHUA), disse esta terça-feira, 23 de Novembro, a presidente do Conselho de Administração. 

Em declarações aos jornalistas, à margem de uma visita da Ordem dos Médicos ao Hospital de Faro, Ana Varges Gomes adiantou que, atualmente, há «cerca de 70 internados», em Faro e Portimão, 11 dos quais em cuidados intensivos.

Apesar de o CHUA estar ainda na fase 1 (de 4) do seu Plano de Contingência, há alguma «atividade extra» a ser reduzida».

recrutamento zoomarine 2025

«Não interrompemos atividade normal: reduzimos a adicional, por uma questão de gestão de camas também. Ou seja: continuamos a recuperar as listas de espera, mas menos. Recuperamos os doentes que podem ir para ambulatório, que podem ser operados e regressar ao domicílio», explicou esta responsável.

 

Sul Informação
Ana Varges Gomes – Foto: Nuno Costa | Sul Informação – Arquivo

 

«O problema dos internamentos tem a ver com disponibilidade de camas para tratar outros doentes e as camas não estarem disponíveis, porque as pessoas não saem do hospital. Temos doentes com alta clínica e não saem porque aguardam vagas de lares, inclusão na rede de cuidados continuados. Não tem só a ver com a Covid que, obviamente reduz número de camas, mas não é só isso que limita atividade normal», acrescenta.

Em relação à pandemia, Ana Varges Gomes explicou que há «uma reunião diária, com ponto de situação, para avaliar o que precisamos de fazer, aumentar serviços, gerir pessoas que temos, para onde vamos reorganizar».

Parar a atividade normal não está, de momento, «em cima da mesa», concluiu.

 

Sul Informação

 



Banner lateral albufeira

Também poderá gostar

Foto: Depositphotos

Aumento de sem-abrigo nas urgências hospitalares por um teto, comida e higiene

CR_Fotos de Faro_Hospital_urgência

A partir de hoje, urgências só podem fechar com aval da Direção Executiva do SNS

Auxiliar de saude_idosos_Depositphotos_24849139_L

Número de pessoas que ficam internadas após terem alta aumenta 8% e ultrapassa as 2.300