Arrebita reúne 30 chefs no regresso a Portimão

Segunda edição terá lugar no fim de semana de 21 e 22 de Agosto

O Arrebita vai voltar à cidade de Portimão para uma segunda edição que promete voltar a agitar as ruas do centro histórico da cidade no fim de semana de 21 e 22 de Agosto, entre as 18h30 e as 22h30, que irá reunir cerca de 30 chefs que irão prestar homenagem à melhor matéria-prima local, numa parceria entre a Amuse Bouche e a Câmara Municipal.

À semelhança do que tem vindo a acontecer em todos os eventos Arrebita, a programação «conta com nomes consagrados do panorama gastronómico nacional, mas também com jovens talentos em ascensão», sendo o desafio «o de se inspirarem na costa portuguesa e na serra algarvia para a criação de pratos únicos», começa por dizer a organização da iniciativa numa nota enviada às redações.

A entrada será gratuita e cada prato “único” terá um preço fixo de seis euros.

Entre os cozinheiros presentes destacam-se seis chefes vindos de cozinhas premiadas com estrela Michelin: João Oliveira, do restaurante Vista, Portimão, que se apresenta pela primeira à cidade que o acolheu fora da cozinha do Bela Vista Hotel & Spa, Pedro Almeida, do Midori em Sintra, Rui Silvestre do restaurante Vistas, em Vila Nova de Cacela, José Lopes, do Bon Bon, em Carvoeiro), João Alves, sous chef do restaurante LOCO, em Lisboa, e a dupla Américo dos Santos e Miguel Gomes, dois pasteleiros no restaurante de José Avillez, Belcanto, em Lisboa.

Vão também marcar presença alguns dos mais promissores jovens cozinheiros do país, como é o caso de João Narigueta e Filipe Rebocho (Híbrido, Évora), Pedro Sousa (Sr. Lisboa, Lisboa), Tomás Rocha e Rita Gama (Bicho Mau, Lisboa) ou do pasteleiro Carlos Fernandes.

A cozinhar em conjunto estarão também Leandro Araújo e Rui Sequeira, responsáveis por dois dos mais badalados restaurantes do Algarve, o Cafezique, em Loulé, e o Alameda, em Faro.

Em ambos os dias, pelo menos um prato terá como estrela a sardinha, «numa homenagem a um dos mais icónicos e antigos festivais do Algarve, o Festival da Sardinha de Portimão», estando também em destaque «outras espécies da nossa costa, como é o caso da cavala e do carapau», explica a organização.

O evento terá lugar no mesmo local do ano passado, ocupando duas ruas do centro de Portimão, ambas com entrada na Praça da República (Alameda).

Os chefs irão cozinhar a partir de todo o tipo de lojas (barbearias, lojas de doces, papelarias, entre outras), que serão convidadas a assumir um papel ativo no festival.

Vencedor do Grande Prémio da Academia Portuguesa de Gastronomia em 2020, o “Arrebita Portugal” é uma criação Amuse Bouche que tem como missão «estimular a economia e o comércio locais, dinamizar as cidades e as regiões e incentivar o turismo nacional».

 

Cartaz Arrebita Portimão 2021

Dia 21 de Agosto (sábado)

João Viegas (Checkin, Faro) – Sarda curada, brioche fumado em cinzas, plâncton, raízes picantes e soufflé de batata
Pedro Sousa (Sr. Lisboa, Lisboa) – Tosta com ostra e perceves, “a tosta que a tua mãe nunca te fez”
Hugo Candeias (The Art Gate/Ofício, Lisboa) – Sandes de aba estufada em brioche
Tomás Rocha e Rita Gama (Bicho Mau, Lisboa) – Santoquetes (croquetes frios de santola, maionese de algas e folhas verdes)
Miguel Peres (Pigmeu, Lisboa) – A Porcalhona (bifana)
Marco Morais (F, Portimão) – Ceviche de corvina
Carlos Fernandes (Pasteleiro) – Isto não é uma tarte de amêndoas e figo
Leandro Araújo (Cafezique, Loulé) + Rui Sequeira (Alameda, Faro) – Tostada de javali, maionese de gamba da costa e pickles
André Magalhães (Taberna das Flores, Lisboa) – Picadinho de carapau
Miguel Diniz + Cristiano Barata (Vifanas) – Tosta de sardinha, pimento e toucinho *Opção vegetariana (sem toucinho)
Hugo Brito (Boi Cavalo, Lisboa) + Artur Gomes – Almôndegas de caldeirada com molho Xó (muxama, presunto, katsuobushi, Moscatel)
Maurício Vale (SOI, Lisboa) – Korean Bao Bun Burguer (Steam Bao, brisket burguer, kimchi, crispy kale e maionese de Gochujang)

 

Dia 22 de Agosto (domingo)

João Oliveira (Vista, 1*Michelin, Portimão) – Taco vegetal de tomate coração de boi das castelhanas e sardinha assada
Américo dos Santos + Miguel Gomes (Belcanto, 2*Michelin, Lisboa) – Alcagoitas
Louis Anjos + Ricardo Luz (Al Sud, Lagos) – Sandes em focaccia de choco, choco frito e maionese de lima
Marlene Vieira (Zunzum Gastrobar, Lisboa) + João Sá (Sála, Lisboa) – Filhós de forma com bivalves, coentros e alho/ Bao de porco alentejano com amêijoas
Rui Silvestre (Vistas, 1* Michelin, V.N. Cacela) – Caril de crustáceos, arroz tufado e limão caviar
João Marreiros (Loki, Portimão) – Melancia, algas da Arrifana, folha de figueira, citrinos e miso doce de milho
Lucas Azevedo (Praia no Parque, Lisboa) – Asas de frango fritas com molho avinagrado e aromático japonês
José Lopes (Bon Bon, 1*Michelin, Carvoeiro) – Pernil de porco grelhado, berbigões da Ria Formosa à Bulhão Pato, pickles de malagueta e cebolinho
Pedro Almeida (Midori, 1* Michelin, Sintra) – Katsu Sando de atum com mostarda, yuzu e alho francês
Filipe Rebocho + João Narigueta (Híbrido, Évora) – Brioche de cabeça de xara, pickles, pepino e manjerona
João Alves (LOCO, 1* Michelin, Lisboa) – Chicharro curado em miso de grão caseiro, cenoura algarvia e molho ceviche
Luís Barradas – Cavala fumada com escabeche de legumes do Hortelão



Comentários

pub