Odemira volta a não avançar no desconfinamento, Albufeira e Loulé em alerta

País continua em situação de calamidade até 27 de Junho

Foto: Flávio Costa | Sul Informação – Arquivo

O concelho de Odemira volta a não avançar no processo de desconfinamento, enquanto Albufeira e Loulé estão sob alerta devido aos números de Covid-19, revelou esta quarta-feira, 9 de Junho, Mariana Vieira da Silva, no fim de mais um Conselho de Ministros.

No total, são quatro os municípios que não seguem em frente para a nova fase de regras que começará a 14 de Junho: Braga, Lisboa, Odemira e Vale de Cambra.

Nestes concelhos, as medidas vão continuar as mesmas. Isto é: os restaurantes continuam a funcionar apenas até às 22h30 e o comércio até às 21h00 (segunda a sexta-feira) e 19h00 (fins de semana). O teletrabalho também se mantém como obrigatório.

Todos os restantes municípios, incluindo Albufeira e Loulé, que estão sob aviso por terem mais de 120 casos por 100 mil habitantes, vão ter novas medidas a partir de segunda-feira, dia 14.

Os restaurantes, cafés e pastelarias poderão estar abertos até à 1h00, com admissão de clientes até às 00h00. Os limites nas mesas (6 no interior e 10 em esplanada) continuarão.

Segundo a ministra Mariana Vieira da Silva, o Governo ainda vai avaliar, daqui a duas semanas, se esta lotação poderá ser aumentada.

Certo é que, por agora, o comércio passará a funcionar dentro dos horários normais, para os quais está licenciado.

Nos transportes públicos, volta a ser possível circular com 100% da lotação, no caso dos transportes em que só se pode andar sentado. Naqueles onde também há circulação de pé, a lotação máxima é de 2/3.

Já os espetáculos culturais têm, a partir de 14 de Junho, permissão para acontecer até à meia-noite, com lotação de 50%. Fora das salas de espetáculo, os eventos têm de ter lugares marcados e regras de distanciamento.

Quanto às modalidades amadoras e escalões de formação, vão poder ter 33% do público, dentro dos recintos desportivos.

Uma das novidades do Conselho de Ministros de hoje é que a estratégia de testagem vai ter alterações, passando a ser obrigatório fazer testes em empresas com mais de 150 trabalhadores no mesmo local de trabalho, sempre que as autoridades assim o definirem.

Além disso, vai avançar a obrigatoriedade de testes nos eventos desportivos, culturais e casamentos, sempre que se exceder um limite de pessoas que será ainda definido pela DGS .

 

 

 



Comentários

pub