Águas do Algarve adjudica empreitada da central de secagem solar de lamas da ETAR de VRSA

Investimento da empresa será de quase dois milhões de euros

A empresa Águas do Algarve já adjudicou a empreitada da central de secagem solar de lamas na Estação de Tratamento de Água Residual (ETAR) de Vila Real de Santo António.

A empreitada custará cerca de 2 milhões de euros e consiste «na construção de uma estufa para secagem das lamas, incluindo sistema de transporte das lamas desidratadas para a estufa, sistema de remoção da estufa e transporte para galera de armazenamento», segundo a Águas do Algarve (AdA).

Será também construída uma báscula de pesagem e integrada a instalação de um sistema de telegestão de saneamento da AdA.

O consórcio composto pelas empresas Nov Pro Construções, Lena Engenharia e Construção e Treatment Solutions, a quem foi adjudicada a obra, tem 355 dias para terminar a obra.

Ao nível ambiental, «a empreitada apresenta mais-valias, assegurando uma melhor qualidade das lamas produzidas e uma redução do número de transportes necessários para envio das lamas a destino final».

Do ponto de vista económico, «o retorno do investimento estimado será inferior ao período do atual contrato de concessão em vigor».

A construção da central tem ainda a vantagem de o transporte das lamas, entre a desidratação mecânica e a estufa, ser curto, «o que permite que seja facilmente automatizado e, como não existem locais sensíveis nas proximidades, ser desnecessário construir uma nova desodorização, facto que reduz o valor do investimento», diz a empresa.

O sistema de tratamento da ETAR de Vila Real de Santo António foi concebido para receber efluentes das localidades da Fábrica, Altura, Manta Rota, Monte Gordo, Junqueira e Casto Marim, conduzidos através de um sistema intercetor elevatório, composto por 14 elevatórias com 33 quilómetros de extensão, dos quais 18 quilómetros correspondem a condutas elevatórias e 15 quilómetros a coletores gravíticos.

Com a sua construção e entrada em funcionamento, em 2009, foi possível aumentar a área anteriormente servida nos concelhos de VRSA e Castro Marim e desativar as ETAR de Manta Rota, Altura e Castro Marim.

A instalação possui capacidade para tratar 20.965 metros cúbicos por dia, correspondente a uma população máxima de 58.233 habitantes equivalentes.

 



Comentários

pub