João Rodrigues é o primeiro algarvio a ganhar a Volta ao Algarve

João Rodrigues tinha vencido a volta a Portugal, em 2019

Foto: Nelson Inácio|Sul Informação

O tavirense João Rodrigues (W52-FC Porto) venceu, esta tarde, a Volta ao Algarve, depois de ter terminado a última etapa, que ligou Albufeira ao Alto do Malhão, na segunda posição, atrás de Élie Gesbert (Team Arkéa-Samsic).

Esta é a primeira vez que um ciclista nascido no Algarve vence a prova, que se disputou, pela primeira vez em 1960. Também, desde 2006, que um português não vencia a corrida. O último tinha sido João Cabreira.

O algarvio, que entrou para a última etapa a 12 segundos da liderança, atacou na subida final, até ao Alto do Malhão, e conseguiu bater a concorrência. Kasper Asgreen, que também estava na luta pela vitória na Algarvia, ainda deu luta, mas acabou por sucumbir no final.

Já o camisola amarela Ethan Hayter, que ontem caiu no contrarrelógio de Lagoa, ficou para trás logo no início da subida.

João Rodrigues fez a subida acompanhado por outro algarvio, Amaro Antunes, que terminou a tirada na 5ª posição.

No que diz respeito à Classificação Geral, Rodrigues acabou por terminar com 9 segundos de vantagem sobre Ethan Hayter e 28 sobre Kasper Asgreen.

No Top10 houve espaço para mais um português, Jóni Brandão, também da W52-FC Porto, que terminou a etapa de hoje no terceiro lugar e que ficou a 1m40s da liderança.

Acabou por acontecer na Algarvia deste ano algo que seria de esperar: as equipas portuguesas, com mais tempo de preparação, acabaram por intrometer-se na luta pelos primeiros lugares.

Com esta vitória, João Rodrigues consegue somar vitórias nas duas principais competições de ciclismo em Portugal: a Volta a Portugal, em 2019, e, agora, a Volta ao Algarve.

 

 




 

Comentários

pub