Exposição “Saberes em Rede” mostra o que se faz de melhor em Monchique

Objetivos são «promover a criação artística local, estimular a criatividade e potenciar o arranque de atividade neste período pós confinamento, apoiando o maior número possível de artistas do concelho»

Rendas, bordados e outras artes de agulha, entrelaçados com fibras vegetais, olaria e cerâmica, escultura, tecelagem, trabalhos em cortiça, metal ou pele, música, prosa e poesia. São estas artes de Monchique, produzidas por artistas e artífices locais, que vão estar patentes de 28 de Maio e 28 de Junho, na Galeria de Santo António, naquela vila serrana. Trata-se da mostra «Saberes em Rede».

Tudo começou quando a Câmara de Monchique se juntou ao projeto da AMAL – Comunidade Intermunicipal do Algarve denominado «Bezaranha», de modo a «promover a criação artística local, estimular a criatividade e potenciar o arranque de atividade neste período pós confinamento, apoiando o maior número possível de artistas do concelho».

Em articulação com os agentes culturais e com a comunidade artística local, a autarquia dinamizou o programa “Saberes em Rede”.

Tendo como ponto de partida o Prémio Artístico e Literário promovido em 2020, o Município de Monchique pretendeu estimular a criação em rede, tendo o conto vencedor da primeira edição do prémio, “O Fantasma Hortelão”, de Paulo Rosa, servido de base à criação artística para este novo projeto.

«Daí resultou uma série de trabalhos inspirados nessa obra que vão agora ser expostos na Galeria de Santo António», explica a autarquia, acrescentando que «a essência deste projeto está espelhada nesta iniciativa, numa criação em rede com transmissão de saberes e com representatividade de diversas áreas».

A exposição pode ser vista de quarta-feira a domingo, das 10h00 às 17h00.



Comentários

pub