Câmaras algarvias poupam 5 milhões de euros em 10 anos com Central de Compras da AMAL

Compras conjuntas dos municípios do Algarve ascenderam a 80 milhões de euros

A Central de Compras da AMAL – Comunidade Intermunicipal do Algarve permitiu poupanças de 5 milhões de euros aos municípios algarvios, entre 2010 e 2020.

Segundo a AMAL, nestes dez anos foram realizadas «adjudicações que superam os 80 milhões de euros» e obtidas poupanças «superiores a 5 milhões de euros».

A Centra de Compras da AMAL «veio permitir a celebração de acordos-quadro de bens ou serviços com condições base, como preços máximos, critérios de adjudicação e requisitos máximos, entre os fornecedores selecionados e as entidades aderentes».

«Por esta via, as entidades aderentes da CC-AMAL beneficiam de procedimentos mais eficientes (prazos 90% mais curtos), menos litigantes e mais simplificados, o que se traduz num benefício considerável face ao crescente volume procedimental que as estruturas de contratação pública das autarquias enfrentam», enquadrou a entidade que junta os 16 municípios do Algarve.

«A pertinência e utilidade da Central de Compras é manifesta nos valores de adjudicações acumuladas pelas 26 entidades aderentes, que superam os 80 milhões de euros, e nas poupanças obtidas superiores a 5 milhões de euros, indicadores que colocam a CC-AMAL em destaque a nível nacional», acrescenta a comunidade intermunicipal algarvia.

Para 2021, serão renovados acordos já existentes e serão lançados novos procedimentos, com «modelos de acordo-quadro que proporcionem benefícios às entidades aderentes».

«Neste âmbito, está já em vigor o acordo-quadro para a locação de Viaturas Elétricas e Híbridas, estando atualmente a decorrer o processo de aquisição de um lote de 28 viaturas para os municípios e empresas municipais. Também em elaboração a CC-AMAL tem um acordo-quadro para aquisição de contadores de água e sistemas de telemetria e um outro para a renovação dos Combustíveis», anunciou a AMAL.


Comentários

pub