Desconfinamento segue em frente sem mudanças, mas com avisos

Acaba de anunciar o primeiro ministro

Foto: Alexandros Michailidis/Shutterstock

O país pode «dar o passo de avançar nas medidas de desconfinamento, previstas para segunda-feira dia 5 de Abril», mas há 19 concelhos, entre os quais os algarvios Portimão, Lagoa Vila do Bispo e Albufeira, que têm de melhorar os seus números, se quiserem continuar a desconfinar ao ritmo do resto do país, acaba de anunciar o primeiro-ministro António Costa, em conferência de imprensa.

Numa comunicação ao país, na sequência da reunião do Conselho de Ministros em que se discutiu se havia condições para avançar para a segunda fase do confinamento prevista no plano apresentado a 11 de Março, António Costa frisou que, neste momento, Portugal está «claramente no quadrante verde da nossa matriz», pelo que o plano irá avançar como previsto.

Ainda assim, disse o primeiro ministro, «esta avaliação deve ter em conta situação diferenciada no país». «Se em duas avaliações sucessivas, os mesmos concelhos estiverem acima do limiar de risco, nesses concelhos não devem avançar as medidas de confinamento».

O limiar de risco mencionado pelo líder do Governo são os 120 casos por 100 mil habitantes a 14 dias, patamar acima do qual há, atualmente, «19 concelhos». Por outro lado, há seis acima 240 casos por 100 mil habitantes.

 

 

Acima dos 240 casos está um concelho do Algarve, o de Portimão, mas também dois do Distrito de Beja, Odemira e Moura. Entre os 120 e os 239,9, estão os municípios algarvios de Albufeira, Lagoa e Vila do Bispo e o concelho de Beja.

Nos 19 concelhos identificados por António Costa são necessárias «especiais cautelas para assegurar que se conseguem travar os casos que existem, para que possam avançar para a fase seguinte».

O primeiro-ministro aproveitou para pedir aos portugueses «um esforço para evitar que esta Páscoa seja infeliz».

Isto porque, apesar de a incidência da doença, uma das vertentes da matriz, ter diminuído no país e estar a “caminhar” de forma segura para o centro da zona verde, o R(t), que dá conta da transmissibilidade, tem vindo a aumentar e a evoluir na direção da zona amarela – apesar de ainda estar no verde.

Alertas lançados e ditadas as regras futuras do jogo, António Costa recordou quais serão as atividades que serão retomadas, nesta segunda fase de desconfinamento.

O regresso às escolas dos alunos do 2º e 3 ciclo é uma das medidas que foi confirmada. Também os equipamentos sociais na área da deficiência e centros de dia vão reabrir, bem como «lojas até 200m2».

«A partir de segunda-feira, também as feiras e mercados, desde que com autorização da Câmara, poderão voltar a funcionar, para bens não alimentar», disse António Costa.

 

Quanto a esplanadas, poderão ter «um máximo quatro pessoas por grupo».

Também volta a ser possível praticar «modalidades de baixo risco, até quatro pessoas», e podem abrir «ginásios sem aulas de grupo. Reabrem ainda museus, monumentos, palácios, galerias de arte e similares».

António Costa aproveitou para deixar «uma palavra de profundo agradecimento aos portugueses pela forma como têm conseguido controlar esta pandemia».

«Passámos de dias em que éramos dos piores do mundo, para onde nos encontramos. No espaço económico europeu, só a Islândia tem melhores resultados. Dá-nos orgulho, que deve ser convertido em força motivadora para que não fiquemos a marcar passo, ou regredir, para que possamos prosseguir com este desconfinamento a conta gotas», rematou o primeiro-ministro
Em atualização

 

 

 

 



Comentários

pub