Creches, pré-escolar, 1º ciclo e cabeleireiros reabrem na próxima segunda-feira

Dever cívico de recolhimento continua até à Páscoa (inclusive)

As creches, o ensino pré-escolar e do 1º ciclo, bem como os cabeleireiros, barbeiros e livrarias vão reabrir esta segunda-feira, 15 de Março, acabou de anunciar o primeiro-ministro. Esta é a primeira medida do plano de desconfinamento, apresentado por António Costa. 

Também na próxima segunda-feira (dia 15 de Março), o comércio local, de bens não essenciais, pode abrir para venda ao postigo, bem como as manicures, as bibliotecas e as lojas de venda de carros.

Este será um desconfinamento «a conta gotas», como fez questão de frisar o primeiro-ministro, e as atividades vão reabrir de forma gradual.

Assim, a partir, de 5 de Abril, regressam as escolas do 2º e 3º ciclo, os museus, monumentos e palácios e as lojas até 200 metros quadrados, com porta para a rua.

Também no dia 5 do próximo mês, voltam as feiras e mercados (por decisão municipal) e as modalidades desportivas de baixo risco. As esplanadas dos cafés e restaurantes também podem reabrir, com um máximo de 4 pessoas por mesa, e é permitida a atividade física ao ar livre, até quatro pessoas, e ginásios sem aulas de grupo.

Duas semanas depois, a 19 de Abril, regressam o ensino secundário e superior, havendo também autorização para a reabertura de cinemas, teatros, auditórios, salas de espetáculo e lojas de cidadão com atendimento presencial por marcação.

Na mesma data, também vão reabrir as restantes lojas e centros comerciais e regressam as modalidades desportivas de médio risco. Ao mesmo tempo, os restaurantes, cafés e pastelarias podem passar a ter um máximo de 4 pessoas por mesa, no interior, ou 6 em esplanadas.

Estes estabelecimentos vão, a partir daqui, funcionar até às 22h00 de segunda a sexta-feira e até às 13h00 aos fins de semana e feriados.

Também a 19 de Abril, regressam os eventos exteriores, com diminuição de lotação, os casamentos e batizados (com 25% de lotação) e a atividade física ao ar livre poderá ter, no máximo, 6 pessoas.

O plano de desconfinamento terminará a 3 de Maio. Todas as modalidades desportivas passam a ter permitidas e os restaurantes, cafés e pastelarias funcionarão sem limite de horário – e com um máximo de 6 pessoas no interior e 10 em esplanadas.

Por fim, passarão a poder existir grandes eventos exteriores e interiores com diminuição de lotação e casamentos e batizados com 50% de lotação.

Apesar deste plano de desconfinamento, até à Páscoa vigora a medida de dever cívico de recolhimento domiciliário. A isto junta-se a proibição da circulação entre concelhos ao fim de semana e na semana, antes da Páscoa, de 26 de Março a 5 de Abril.

É que, realçou o primeiro-ministro, «se estamos muito melhor do que há duas semanas, continuamos a estar numa situação pior do que a 4 de Maio quando iniciámos o primeiro desconfinamento».

«Podemos começar a abrir com segurança, mas de forma prudente, cautelosa, gradual e a conta gotas», concluiu.

 

Veja aqui, em detalhe, as medidas para as fases do desconfinamento:

 

 

 

 

Ajude-nos a fazer o Sul Informação!
Contribua com o seu donativo, para que possamos continuar a fazer o seu jornal!

Clique aqui para apoiar-nos (Paypal)
Ou use o nosso IBAN PT50 0018 0003 38929600020 44

 

 



Comentários

pub