Lagoa avança com espaço para celebrar vida e obra de Manuel Gamboa

Proposta deve estar concluída no final de 2021

Imagem de Arquivo – Foto: Elisabete Rodrigues | Sul Informação

A Câmara de Lagoa deu início à fase de projetos e conteúdos do futuro Espaço Gamboa, a instalar no Centro Cultural Convento de São José, que pretende «afirmar-se como equipamento cultural dedicado à vida e obra do pintor Manuel Gamboa», que morreu há pouco mais de um ano.

Luís encarnação, presidente da autarquia, assinou no final de Janeiro o contrato de aquisição de serviços de arquitetura e museografia para este novo espaço, no valor de 98 mil euros, «com o objetivo de encontrar uma solução que combine a arquitetura e os conteúdos a expor», e espera ter a proposta na mão «até final deste ano».

«Prevê-se que os projetos de execução estejam concluídos em meados de Agosto próximo, e o projeto museográfico, com todos os conteúdos expositivos e interativos e a imagem gráfica, no mês de Dezembro. Estão em curso, entretanto, os trabalhos de recolha, análise e seleção de obras e de informação», segundo a Câmara de Lagoa.

 

 

Este procedimento «é fundamental para a concretização do Espaço Gamboa que corresponde a um anseio de há muitos anos da comunidade lagoense», referiu Luís Encarnação.

Com esta iniciativa, a Câmara de Lagoa deseja, por um lado, «homenagear o lagoense Manuel do Rosário Gamboa das Neves, enquanto referência nacional das artes plásticas na segunda metade do século XX, e por outro lado, sistematizar e dar a conhecer a obra e o homem».

«Artista versátil, mestre Gamboa foi um autodidata e uma figura dotada de um profundo caráter humanista que se notabilizou a partir de meados do século XX. As suas criações podem ser vistas em diversas partes do mundo integrando importantes coleções», concluiu a autarquia lagoense.

 

 

 

 



Comentários

pub