Docente da UAlg é a única portuguesa em livro sobre desigualdade na Europa Rural

Andreia Fidalgo é assistente convidada na Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade do Algarve

Andreia Fidalgo, historiadora e professora na Universidade do Algarve (UAlg), é a única representante portuguesa num livro de carácter internacional, que acaba de ser publicada, sobre o estudo histórico da desigualdade na Europa Rural.

A obra, publicada pela histórica e conceituada editora científica Brepols e intitulada “Inequality in Rural Europe (Late Middle Ages-18th century)”, foi coordenada pelos especialistas europeus Guido Alfani (Universidade de Bocconi, Milão, Itália) e Erik Thoen (Universidade de Ghent, Bélgica).

Esta publicação reúne um conjunto de contributos que abrangem oito países europeus e que procuram analisar as causas da desigualdade, sob diferentes perspetivas, na sua longa duração, antes da Revolução Industrial.

Nos últimos anos, têm-se multiplicado os estudos historiográficos que enfatizam que as causas da desigualdade económica e social entre os diversos países europeus têm raízes bastante anteriores à industrialização.

Esta obra procura dialogar com essa questão complexa, contribuindo para a reflexão sobre uma problemática que ainda hoje afeta e define a Europa que conhecemos, encontrando-se na base das principais tensões sociais, económicas e políticas que afetam o Continente e a sua relação com as regiões envolventes.

Através do seu contributo, Andreia Fidalgo integra, no debate europeu, o problema da desigualdade da sociedade algarvia, a que se associava uma grande desigualdade da distribuição fundiária.

Em destaque, está a tentativa de resolução do problema pelo Marquês de Pombal, nas décadas de 60 e 70 do século XVIII, com várias medidas legislativas que procuraram beneficiar os lavradores e limitar a exploração perpetrada pelos grandes senhorios regionais. O Algarve configura, no que a essa época diz respeito, um caso de estudo ímpar, na medida em que se tratou da única região portuguesa alvo de um projeto específico de reformas económicas concebido por Pombal.

Andreia Fidalgo está prestes a concluir e defender a sua tese de doutoramento, intitulada “A Restauração do Reino do Algarve: reformismo económico nos finais do Antigo Regime”, realizada no Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa (ISCTE)-IUL, no âmbito do Programa Interuniversitário de Doutoramento em História: mudança e continuidade num mundo global.

As investigações que tem desenvolvido têm tomado sempre o Algarve como referência e caso de estudo, mas procuram, acima de tudo, reposicioná-lo e integrá-lo devidamente num mais amplo contexto histórico nacional e internacional.

Andreia Fidalgo é assistente convidada na Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade do Algarve e investigadora no CIES-IUL.

Além da atividade como docente e investigadora, tem colaborado assiduamente no blogue algarvio Lugar ao Sul, com apontamentos históricos e reflexões sobre o Algarve e a sua riqueza histórica e patrimonial.

A obra em causa pode ser adquirida através do site da Brepols.

 

 

 

Ajude-nos a fazer o Sul Informação!
Contribua com o seu donativo, para que possamos continuar a fazer o seu jornal!

Clique aqui para apoiar-nos (Paypal)
Ou use o nosso IBAN PT50 0018 0003 38929600020 44

 

 



Comentários

pub