CHUA instalou 25 camas de internamento em novas salas com a ajuda da Câmara de Faro

Câmara de Faro cedeu 25 camas hospitalares ao Centro Hospitalar Universitário do Algarve

O Centro Hospitalar Universitário do Algarve (CHUA) ganhou mais 25 camas de internamento Covid e não Covid, com a ajuda da Câmara de Faro.

A administração dos hospitais do Algarve fez uma solicitação ao Comando Regional da Proteção Civil e a autarquia farense «em articulação com a direção do Serviço de Urgência, providenciou prontamente a entrega de 25 camas e colchões em tela hospitalar», segundo a Câmara.

Contactada pelo Sul Informação, Ana Castro, a presidente do Conselho de Administração do CHUA, explicou que as camas «vão servir para expandir as nossas enfermarias para espaços novos, de modo a acolher doentes Covid e não Covid».

«Dessa forma podemos abrir áreas que não eram de internamento como áreas destinadas a internar doentes. São espaços que, normalmente, são usados para consultas e que não tinham camas», revelou.

A Câmara de Faro, que «já tinha colaborado com o CHUA na preparação do pavilhão do Sporting Clube Farense para, caso seja necessário, ali constituir uma zona de apoio à unidade hospitalar de Faro» disse ter, ainda, «75 camas disponíveis para a eventual necessidade de instalar hospitais de campanha, nomeadamente o previsto para o Pavilhão Desportivo Municipal da Penha».

As cem camas hospitalares foram adquiridas pela Câmara de Faro em Abril, «para apoio de retaguarda às comunidades e apoio das unidades de saúde».

 

 

Estas camas adicionais não deverão ser necessárias, tendo em conta que está a funcionar desde domingo o Hospital de Campanha COVID do CHUA, no Portimão Arena.

A ativação desta estrutura, com capacidade para internar 100 pessoas com Covid-19, foi feita no âmbito da Fase 4, a mais elevada de resposta à doença prevista no plano de contingência do centro hospitalar algarvio.

No dia em que esta resposta foi posta em funcionamento, Ana Castro revelou que esperava que fosse suficiente para suprir, não só, as necessidades do Algarve, mas também dar apoio a outras regiões do país.

Somando a capacidade de internamento Covid-19 existentes nos hospitais de Faro e Portimão e as que do CHUA Arena, como é designado o hospital de campanha, há 220 camas para acolher doentes Covid-19, no Algarve.

 

 

Ajude-nos a fazer o Sul Informação!
Contribua com o seu donativo, para que possamos continuar a fazer o seu jornal!

Clique aqui para apoiar-nos (Paypal)
Ou use o nosso IBAN PT50 0018 0003 38929600020 44

 

 



Comentários

pub