Gorjões vai ter destacamento dos Bombeiros Voluntários de Faro Cruz Lusa

Bombeiros vão permanecer no local 24 horas durante «o período crítico»

Foto de Arquivo – Nuno Costa|Sul Informação

O sítio de Gorjões, na freguesia de Santa Bárbara de Nexe, vai ter um destacamento do Corpo de Bombeiros Voluntários de Faro Cruz Lusa. Este destacamento vai ser inaugurado esta sexta-feira, às 19h00, na antiga Escola Primária.

Segundo a Câmara de Faro, «estando o Quartel do Corpo de Bombeiros de Faro Cruz Lusa localizado na cidade de Faro e sendo a zona de maior perigosidade no que concerne a incêndios rurais no norte do concelho, é convicção que a instalação deste destacamento irá minimizar o tempo de deslocação dos operacionais para o combate a este tipo de ocorrências».

Os bombeiros vão permanecer neste destacamento «24 horas por dia durante todo o período crítico», mas a autarquia diz que está previsto «manter e dinamizar estas instalações durante todo o ano, com atividades de formação internas e ainda com ações de sensibilização no âmbito da proteção e socorro dirigidas à comunidade».

A Câmara de Faro acrescenta que, no «âmbito do Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais (DECIR) e tendo em conta os procedimentos preconizados de um ataque musculado em triangulação, a localização da Equipa de Combate a Incêndios (ECIN) neste espaço permitirá também uma mais rápida movimentação para fazer face a ocorrências nos concelhos vizinhos e garantir o Ataque Inicial como uma intervenção organizada e integrada, sustentada por um despacho inicial até 2 (dois) minutos depois de confirmada a localização do incêndio».

Além de Rogério Bacalhau, presidente da Câmara de Faro, vão participar na inauguração José Apolinário, secretário de Estado Coordenador do Estado de Alerta, Vítor Vaz Pinto, Comandante Operacional Distrital de Faro, Rui Baptista Graça, coordenador Municipal de Proteção Civil, os elementos de Comando do Corpo de Bombeiros e Direção da Associação Humanitária de Bombeiros de Faro Cruz Lusa.

 




 

Comentários

pub