Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
teatro das figuras

Martins dos Santos, diretor do serviço de Cirurgia Geral do Centro Hospitalar Universitário do Algarve (CHUA), foi demitido do cargo que ocupava. O Sul Informação sabe que o novo Conselho de Administração, liderado por Ana Castro, ainda não tomou posse, mas já está a ter reuniões, nomeadamente na Administração Regional de Saúde (ARS). 

O Sul Informação soube, junto de fonte médica hospitalar, que, na passada sexta-feira, a nova administração esteve reunida na ARS Algarve para a passagem de dossiês, mesmo que ainda não tenha tido lugar a sua posse formal.

Um comunicado deste domingo, 19 de Julho, do Sindicato Independente dos Médicos (SIM), assinado por Jorge Salvador, médico ortopedista do CHUA e um dos representantes do sindicato no Algarve, confirma a demissão de Martins dos Santos.

Banner lateral albufeira

«Esta demissão devia, no mínimo, envergonhar quem a praticou, pois revela-se fora de tempo e exímia de alguma cobardia», acusa Jorge Salvador.

Segundo o médico, esta decisão terá sido «tomada no último dia do mandato do Conselho de Administração» liderado por Ana Paula Gonçalves, pelas «21h27» de quinta-feira passada.

Entretanto, fonte médica hospitalar disse ao Sul Informação que, desde essa mesma quinta-feira à noite não há cirurgiões no Hospital de Faro.

As cirurgias estão a ser feitas no de Portimão, que tem até menos profissionais, uma vez que os cirurgiões de Faro…meteram todos baixa por doença. A situação é mais um exemplo do mal estar que se continua a viver nos hospitais algarvios.

Apesar de ter tentado esclarecer a questão, o nosso jornal não conseguiu estabelecer se a demissão de Martins dos Santos foi o último ato da administração cessante (liderada por Ana Paula Gonçalves) ou o primeiro da nova, que terá como presidente a lisboeta Ana Castro.

 

Sul Informação
Martins dos Santos foi demitido de diretor da Cirurgia Geral – Foto Sul Informação | Arquivo

 

Contactado pelo nosso jornal sobre a demissão de Martins dos Santos, antigo diretor do Serviço de Cirurgia Geral dos hospitais algarvios e também ex-presidente da ARS/Algarve, o CHUA apenas respondeu que há, «desde a passada sexta-feira, um novo conselho de administração que já se encontra a trabalhar no sentido de encontrar as melhor soluções para melhor servir os nossos utentes».

Na sua tomada de posição divulgada hoje pelo SIM, o médico e sindicalista Jorge Salvador salienta que se tem assistido «nos últimos tempos, a uma tentativa de amordaçar e fazer calar as vozes que, de forma construtiva, colocam em causa decisões políticas que, na saúde, prejudicam fortemente a região».

«Esta gente, em vez de ser aproveitada como uma mais valia na prossecução de planos estratégicos estruturais que possam elevar para um patamar superior a saúde pública e os Hospitais que a servem, são simplesmente ignorados ou ostracizados», acrescenta o médico ortopedista.

A nova presidente do Conselho de Administração do CHUA é, assim, Ana Castro, uma oncologista de 43 anos natural de Lisboa que estava colocada na Administração Central dos Serviços de Saúde. A acompanhá-la estará Paulo Neves, antigo administrador do Grupo Hospitais Privados de Portugal e candidato derrotado à Câmara de Faro pelo PS em 2013, como vogal executivo para a área jurídica.

Patrício Rego, jurista que era até agora administradora do Hospital de Portimão, será a outra vogal executiva, neste caso, para a área da gestão.

Já o novo diretor clínico será o neurocirurgião Joaquim Pedro, atual diretor do departamento de Neurocirurgia do Hospital de Faro, e a enfermeira-chefe será Mariana Santos, que já havia desempenhado o mesmo cargo em 2006 no então Hospital do Barlavento Algarvio, quando Luís Batalau era diretor desta unidade.

Quanto à decisão do Governo de nomear Ana Castro para presidente do Conselho de Administração, o médico Jorge Salvador, do SIM, diz que, «para o exercício de cargos de liderança, têm os recursos humanos da região vindo a ser preteridos em detrimento de comissários políticos (aves exóticas) oriundos de outras regiões do país, desconhecedores dos problemas específicos dos algarvios e muitas vezes com competência técnico científica muito duvidosa».

 

Está na hora de nos ajudar a fazer o Sul Informação!
Contribua com o seu donativo, para que possamos continuar a fazer o seu jornal!

Clique aqui para apoiar-nos (Paypal)
Ou use o nosso IBAN PT50 0018 0003 38929600020 44

 

 



jf-quarteira
festival de caminhadas

Também poderá gostar

CR_Fotos de Faro_Hospital

ULS/Algarve investe 25 milhões na área da oncologia

CR_Fotos de Faro_Hospital_consulta externa

ULS tenta cativar médicos com vídeo que promove Algarve

Foto: Depositphotos

Aumento de sem-abrigo nas urgências hospitalares por um teto, comida e higiene