Bombeiros Cruz Lusa “voltam à escola” em Gorjões para reforçar operacionalidade

Novo destacamento garante maior rapidez de resposta a incêndios florestais

O corpo de bombeiros voluntários Cruz Lusa, de Faro, voltou à escola e tem agora um posto avançado na localidade de Gorjões, na freguesia de Santa Bárbara de Nexe. A antiga escola primária foi equipada para poder receber, em permanência, sete operacionais, durante a fase crítica de combate aos incêndios florestais, e o novo destacamento foi oficialmente inaugurado esta sexta-feira, 10 de Julho.

Na cerimónia de inauguração, além de Rogério Bacalhau, presidente da Câmara de Faro, também participou José Apolinário, secretário de Estado coordenador do Estado de Alerta na região do Algarve, Vítor Vaz Pinto, Comandante Operacional Distrital de Faro, Rui Baptista Graça, coordenador Municipal de Proteção Civil, Sérgio Martins, presidente da Junta de Freguesia de Santa Bárbara de Nexe, Steven Piedade, presidente da direção da Associação Humanitária de Bombeiros Faro Cruz Lusa e os elementos de Comando do Corpo de Bombeiros.

Em declarações ao Sul Informação, o autarca Rogério Bacalhau explicou que esta ideia não é nova. «No ano passado, ensaiámos esta possibilidade, mas os bombeiros estiveram aqui sem grandes condições, porque foi decidido em cima da hora, no Verão. Depois, acabaram por ir para o Parque das Cidades, de onde facilmente chegavam a qualquer lado».

Por isso, reforça o autarca, era algo «que já vínhamos a pensar, para dar maior operacionalidade. Este ano, preparámos com mais tempo. Tínhamos esta sala, em regime de comodato com a associação dos gorjoanenses e eles disponibilizaram-na. Então começámos a trabalhar. Mas, muito do que está aqui feito, foi feito pela própria associação e pelos bombeiros. A Junta de Freguesia também ajudou, e nós».

Com este novo equipamento, «ficamos aqui com um posto avançado, de onde os bombeiros podem sair mais rapidamente, se houver um incêndio, do que se tivessem de sair da cidade. Na cidade, temos os Bombeiros Sapadores mais direcionados para o combate urbano. Os Bombeiros Cruz Lusa são mais direcionados para o combate florestal e faz mais sentido que estejam aqui. Esta colocação é estratégica».

Apesar de só durante o Verão os bombeiros ficarem, em permanência, no novo destacamento, Rogério Bacalhau explica que «a ideia é que este espaço fique afeto aos bombeiros o ano inteiro. Durante esta altura, a fase de alerta, estarão aqui durante 24 horas, mas no Inverno utilizarão as instalações para formações, ou outra atividades, porque o espaço é bom para isso», concluiu.

 

Fotos: Nuno Costa | Sul Informação

 

Está na hora de nos ajudar a fazer o Sul Informação!
Contribua com o seu donativo, para que possamos continuar a fazer o seu jornal!

Clique aqui para apoiar-nos (Paypal)

Ou use o nosso IBAN PT50 0018 0003 38929600020 44

 



Comentários

pub