PSD diz que demissão de Pimpão não surpreende, Bloco fala em «tiro no porta aviões»

Adriano Pimpão renunciou, na reunião da passada sexta-feira, 26 de Junho, ao cargo de presidente da Assembleia Municipal de Loulé

O PSD de Loulé diz que a demissão de Adriano Pimpão do cargo de presidente da Assembleia Municipal «não é surpreendente». Já o Bloco de Esquerda fala num «tiro no porta aviões» que aumenta a «prepotência» de um Partido Socialista «que convive mal com as críticas». 

Adriano Pimpão renunciou, na reunião da passada sexta-feira, 26 de Junho, ao cargo de presidente da Assembleia Municipal de Loulé e vai deixar de ser deputado municipal, devido a divergências com o executivo socialista e com a bancada municipal do PS, partido em cujas listas foi eleito. A notícia foi avançada, em primeira mão, pelo Sul Informação.

Em comunicado enviado às redações, o PSD diz que «não são de hoje os problemas sérios que se vivem internamente na Câmara Municipal de Loulé, principalmente no seio do próprio executivo liderado por Vítor Aleixo».

«Sabemos que o mal-estar de alguns vereadores tem vindo a crescer, é já indisfarçável e assenta, por um lado, na gritante ineficácia e inoperância do presidente da autarquia, que há muito elegeu a gestão da sua própria imagem como a principal prioridade, em detrimento do desenvolvimento do concelho e ao arrepio das infinitas promessas que fez em campanha e, por outro, na sua postura quase ditatorial, teimosa e de ideias fixas, própria de quem julga ser dono de todas as certezas», dizem os sociais-democratas.

Segundo o PSD, o executivo liderado por Vítor Aleixo vai «navegando ao sabor da maré e limita-se a anunciar – e patrocinar financeiramente – grandes investimentos em projetos do Estado central, transformando a câmara municipal numa espécie de sucursal do governo de António Costa».

Quanto à demissão de Adriano Pimpão, os sociais democratas dizem que o antigo presidente da Assembleia Municipal de Loulé «mereceu desde o primeiro dia o nosso respeito, já que sempre pautou a sua intervenção no respeito máximo pelo papel fiscalizador daquele órgão».

Este é, para o PSD, «um rude golpe para os socialistas em Loulé».

Quanto ao Bloco de Esquerda, diz que Adriano Pimpão é uma «pessoa de reconhecida competência e honestidade intelectual».

«Na origem deste conflito com o PS local esteve o desconforto com que o Grupo Parlamentar Socialista reagiu à forma exemplar com que procurou exercer as suas competências, assumindo plenamente as funções de órgão fiscalizador da atividade municipal, tornando-se por isso muito incómodo para o executivo municipal e o Partido Socialista de Loulé», acusa o BE.

O Bloco de Esquerda manifesta ainda «a sua solidariedade para com o presidente da Assembleia Municipal demissionário, que sempre teve uma postura democrática e respeitadora da pluralidade de pontos de vista e agradece a grande disponibilidade e a isenção com que tratou todas as forças políticas representadas neste importante órgão de exercício da democracia local».

Com esta demissão, o Bloco diz que a democracia «fica a perder» em Loulé , pairando «no ar a ameaça de partidarização da Mesa da Assembleia Municipal e o aumento da prepotência do Partido Socialista que convive mal com as críticas e com o pensamento divergente».

«O Bloco de Esquerda lamenta esta situação, que não enobrece o PS e reafirma a sua postura crítica e colaborativa, mantendo disponibilidade para ser o porta-voz dos louletanos e de lutar de forma objetiva pelo aprofundamento da democracia representativa e participativa», conclui.



Comentários

pub