Projeto Lista Vermelha de Invertebrados lança apelo para ajuda dos cidadãos

Cidadãos interessados podem ajudar a mapear a distribuição de 16 espécies de invertebrados

Macrothele calpeiana -Foto de Pedro Cardoso

A campanha “Invertebrados da Lista vermelha procuram-se” é lançada a 5 de Junho, Dia Mundial do Ambiente, no âmbito da qual os seus promotores apelam aos cidadãos que «ajudem a conhecer melhor a distribuição de 16 espécies emblemáticas de invertebrados, contribuindo para o processo de avaliação do risco de extinção dessas espécies».

No âmbito desta campanha de ciência cidadã, lançada pela equipa do projeto Lista Vermelha de Invertebrados Terrestres e Dulçaquícolas de Portugal Continental, apela-se aos cidadãos interessados que ajudem a mapear a distribuição de 16 espécies de invertebrados, contribuindo para a elaboração da primeira Lista Vermelha de Invertebrados de Portugal Continental.

«Os dados comunicados pelos cidadãos irão ajudar os investigadores a avaliar o risco de extinção destas espécies no país», explicam os promotores.

Os cidadãos são convidados a registar na plataforma Biodiversity4all as suas observações, feitas em Portugal Continental, das espécies de invertebrados listadas nos anexos da Diretiva Habitats, bem como de outras espécies-alvo.

As espécies a registar incluem insetos, aranhas, caracóis, lesmas, mexilhões de rio, crustáceos e sanguessugas.

O projeto Lista Vermelha de Invertebrados é financiado pelo POSEUR – Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos e pelo Fundo Ambiental, tem como beneficiário a Associação para a Investigação e Desenvolvimento de Ciências – FCiências.ID, é coordenado por investigadores do cE3c – Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e tem como parceiro o ICNF.

Obtenha mais informações sobre a campanha clicando aqui.

 

Apteromantis aptera, fotografada na Cabeça Gorda- Foto: Albano Soares

 


Comentários

pub