Farense 1910, Quarteirense 1937 e Odiáxere sobem à 1ª Divisão Distrital, que não vai ter descidas

1ª Divisão Distrital vai ser alargada em 2020/2021

A I Divisão Distrital não terá descidas esta época, anunciou, esta quarta-feira, a Associação de Futebol do Algarve (AFA), em comunicado. A prova na próxima época terá 14 equipas, uma vez que Farense 1910, Quarteirense 1937 e Odiáxere, os três primeiros classificados do segundo escalão distrital, à data do cancelamento das provas, vão ser promovidos.

A AFA explica que esta decisão surge «em consonância com os princípios que defendemos publicamente desde a primeira hora, e que se basearam desde sempre em reconhecer que nos deparamos perante uma situação excecional, e que obrigava por isso mesmo à tomada de decisões excecionais».

Assim, o organismo que tutela o futebol no Algarve decidiu que «no Campeonato Distrital do Algarve de Futebol Sénior, 1ª Divisão, não existirá nenhuma descida de divisão».

Já no Campeonato Distrital do Algarve de Futebol Sénior, 2ª Divisão, «ascendem à 1ª Divisão a Associação Farense 1910 e a Associação Desportiva Quarteirense 1937, dado serem as equipas que ocupavam à data da paragem do campeonato os 1o e 2o lugares da classificação, respetivamente».

«Excecionalmente» vai também subir à 1ª Divisão Distrital o Odiáxere, «que ocupava o 3º lugar na 2ª Divisão à data em que o campeonato foi
interrompido, com vista a ocupar a vaga deixada em aberto pela ascensão do Lusitano Ginásio Clube Moncarapachense ao Campeonato de Portugal».

Devido a estas alterações, a 1ª Divisão Distrital, em 2020/2021, terá 14 equipas. No final dessa época, descerão à 2ª Divisão o número de equipas necessário para que o campeonato da 1ª Divisão de 2021/2022 decorra com a participação de 12 equipas, «observando as regras em vigor no que toca ao número de ascensões da 2ª Divisão», acrescenta a AFA.

Segundo explica o organismo, as decisões surgem na sequência daquelas que foram «tomadas nos últimos dias pela Federação Portuguesa de Futebol e pela Liga Portuguesa de Futebol Profissional, por força da situação que afeta a saúde pública e que necessariamente afetou a
prossecução das provas desportivas».

 




 

Comentários

pub