Moncarapachense sobe ao Campeonato de Portugal

Equipa do concelho de Olhão já se congratulou com a decisão

Foto: Moncarapachense, publicada no Facebook

O Moncarapachense subiu ao Campeonato de Portugal (CP) de futebol, na sequência da reformulação do formato desta competição, anunciada esta quarta-feira, 6 de Maio, pela Federação Portuguesa de Futebol (FPF). 

A FPF aprovou «um amplo plano de emergência e reestruturação do terceiro escalão do futebol sénior, resultado da reflexão dos últimos seis meses», incluindo a reformulação do Campeonato de Portugal e a criação da III Liga.

Assim, na época 2020/21, competirão no Campeonato de Portugal 96 equipas: duas vindas da II Liga (Casa Pia e Cova da Piedade), 70 que permanecem (como Louletano, Esperança de Lagos, Armacenenses e Olhanense), 4 novas equipas B e 20 que ascendem das competições regionais.

É aqui, neste último ponto, que entra o Moncarapachense. A equipa do concelho de Olhão era líder do Distrital do Algarve à data do cancelamento das provas devido à Covid-19, com 49 pontos conquistados, e, por isso, foi promovida ao Campeonato de Portugal.

Os 96 clubes, que vão disputar o Campeonato de Portugal em 2021/2021, serão organizados em oito séries, cada uma com 12 equipas.

Os campeões serão apurados para o acesso à II Liga, ao passo que do 2º ao 5º as equipas disputarão o acesso à III Liga. Por fim, os últimos quatro serão despromovidos para os distritais.

Num post no Facebook, o Moncarapachense já se congratulou por esta decisão de subir ao CP. «Após comunicado oficial da FPF, foi reconhecido o nosso devido mérito garantindo assim a nossa presença no Campeonato de Portugal para a época 20/21», diz.

«Aproveitamos também para parabenizar todos os intervenientes nesta subida: corpos sociais, equipa técnica, jogadores, departamento médico, colaboradores, patrocinadores e todos os apoiantes», acrescenta.

Esta reformulação do Campeonato de Portugal surge a par da criação da III Liga, uma prova que arrancará em 2021/2022 e que, a partir dessa época, substituirá o Campeonato de Portugal como competição de acesso à II Liga.

Na prática, o CP continuará a existir e continuará a ser a prova para a qual sobem as equipas que vençam os campeonatos distritais.

A partir de 2021/2022 e, nas três épocas seguintes, a III Liga e o Campeonato de Portugal verão o número de clubes reduzir-se até 76.

A FPF diz que «acordou com o Sindicato dos Jogadores que os profissionais destas competições terão como valor de remuneração base o salário mínimo nacional»

Comentários

pub