Loulé dá formação em arte para a infância

A iniciativa será ministrada pela Companhia de Música Teatral

A Formação Transitiva GerminArte, para educadores, mediadores, músicos e outros artistas com interesse pela criação dirigida à infância, começa já esta segunda-feira, 27 de Janeiro, no Auditório do Solar da Música Nova, em Loulé. 

A iniciativa, ministrada pela Companhia de Música Teatral, vai-se prolongar até dia 29 e faz parte da nova programação do Cine-Teatro Louletano.

«Trata-se da continuação da aposta estratégica na área da Arte para a Infância, nomeadamente na vertente formativa, que o Cineteatro Louletano tem vindo a desenvolver deste 2016 numa lógica de continuidade e aprofundamento, e com um estreito envolvimento de várias entidades e instituições do concelho de Loulé e da região, nomeadamente da Universidade do Algarve através da sua Escola Superior de Educação e Comunicação (ESEC)», diz a Câmara de Loulé.

A “Formação Transitiva GerminArte”, proposta pelo segundo ano consecutivo pelo Cineteatro Louletano, integra-se no projeto “GerminArte – Transformação Artística para o Desenvolvimento Social e Humano a partir da Infância” e é composta por três módulos: “Bebé Plimplim”, “Super-sonics” e “Colos de Música”. Visa proporcionar a todos os inscritos vivências musicais que possam enriquecer a interação com bebés e crianças.

Tendo como princípios basilares a teoria de aprendizagem musical e a conceção da música como instrumento de comunicação, os módulos propõem: atividades de movimento, de exploração vocal e de aprendizagem de canções e cantos rítmicos, atividades de escuta ativa, movimento e prática vocal e atividades de escuta tímbrica, composição e performance musical com recursos sonoros não convencionais, valorizando o seu potencial expressivo e inclusivo.

Além de poder possibilitar a fruição de momentos significativos de interação musical e o contato com outros profissionais do setor que lidam com a infância em diferentes contextos, a “Formação Transitiva GerminArte” explora instrumentos comunicacionais ao nível do corpo, da voz e da utilização de recursos sonoros diferenciados.

Esta formação tem uma duração total de 9 horas (três módulos de 3 horas), realizando-se nos dias 27 a 29 de Janeiro (segunda a quarta-feira) em horário pós-laboral, das 18h00 às 21h00, conferindo certificado de participação.

O Cartão de Amigo do Cineteatro é aplicável a esta formação, conferindo um desconto de 40%. A formação, de lotação limitada, requer inscrição prévia pelos seguintes contactos: cinereservas@cm-loule.pt / 289414604.

A Companhia de Música Teatral regressará novamente a Loulé em meados de 2020, com Helena Rodrigues, diretora artística daquela estrutura, Jorge Parente, Paulo Maria Rodrigues e Rita Roberto como formadores do ciclo formativo intensivo (42 horas) que terá lugar entre os dias 20 e 26 de Julho, denominado “Mil Pássaros – Formação Imersiva em Arte para a Infância” (em estreia a sul do país), isto depois do impacto da formação “Jardim Interior” realizada em Loulé em 2019.

Comentários

pub