Frederico Mendes Paula apresenta livro «Histórias de Portugal em Marrocos»

Livro é ilustrado com documentação da época

O livro «Histórias de Portugal em Marrocos», da autoria do arquiteto Frederico Mendes Paula, vai ser apresentado no dia 6 de Dezembro, às 18h30, na Biblioteca da Casa do Alentejo, em Lisboa.

O livro, que foi lançado no Centro Cultural Português, em Rabat, a 7 de Novembro, com a Embaixadora de Portugal no Reino de Marroco (Maria Rita Ferro), e o editor da Argumentum, arquiteto Filipe Jorge, fala sobre a presença portuguesa em Marrocos, que «está cheia de episódios de guerras travadas entre Portugueses lutando em campos opostos, fossem mouriscos expulsos, cativos convertidos ou renegados voluntariamente assumidos», explica o autor.

«São inúmeros os exemplos de Portugueses que se tornam mouros no seguimento da sua captura ou fugindo à justiça portuguesa, e encontrando em Marrocos uma alternativa viável para continuarem as suas vidas, constituindo família e exercendo as suas anteriores profissões, ou servindo nos exércitos marroquinos», acrescenta.

«Do mesmo modo, é comum encontrarmos Mouros que lutam do lado de Portugal contra os seus, fossem mouros de pazes ou de sinal, batedores ou almocadéns convertidos ao Cristianismo».

A História da presença portuguesa em Marrocos acontece num período de grandes transformações sociais, com a emergência de uma burguesia comercial que impulsiona os Descobrimentos, e a expulsão de milhares de portugueses do seu país, Muçulmanos e Judeus, que exportam consigo uma guerra civil que lhes fora imposta pelos Cristãos.

É também um período em que a generalização das armas de fogo impõe grandes transformações na arquitetura militar e que as condições de adaptação das cidades de Marrocos ocupadas pelos portugueses estabelecem princípios que influenciarão o próprio urbanismo moderno, sendo Marrocos um verdadeiro laboratório onde se colocam em prática e se desenvolvem os novos conceitos e teorias do Renascimento.

Este livro, ilustrado com documentação da época, e baseado numa bibliografia que procura nas crónicas e trabalhos de investigação o suporte para o seu conteúdo, oferece uma narrativa rigorosa e envolvente de uma história emocionante, para muita gente desconhecida.

Frederico Mendes Paula, arquiteto da Câmara de Lagos, investigador e grande conhecedor da presença portuguesa no Norte de África, tem sido também o grande motor da geminação entre as cidades de Lagos e de Alcácer Quibir.

Comentários

pub