“Verão Azul” recebe coreógrafo vencedor do Leão de Ouro da Bienal de Dança de Veneza

Festival decorre em Faro, Loulé e Lagos

Alessandro Sciarroni, distinguido com o Leão de Ouro da Bienal de Dança de Veneza deste ano, apresenta um espetáculo, este sábado, 26 de Outubro, às 21h30, no Teatro das Figuras, em Faro, no âmbito do Festival Verão Azul. 

O coreógrafo italiano apresentará “CHROMA_don’t be frightened of turning the page:” «O espetáculo é um solo de dança hipnótico inspirado nos fluxos migratórios dos animais, mas também uma exploração dos aspectos físicos e psicológicos da intoxicação através do movimento», diz a organização do Verão Azul.

O preço dos bilhetes é de 5 euros.

Este semana ainda, Sílvia Real, em co-criação com o Grupo 23: Silêncio! e Francisco Camacho, levará a palco “A Laura Quer!”. Será no dia 27 de Outubro, às 17h00, no Cine-Teatro Louletano.

O espetáculo é uma proposta para toda a família, que conjuga dança e teatro e que tem como protagonistas adolescentes e crianças, que partem da pergunta: “Mas que futuro será este, ancorado nas incertezas deste intenso agora?”.

Quanto a “Burn Time”, de André Uerba , e “Storm Atlas”, dos Dewey Dell, são apresentados, em Faro, no dia 24 de Outubro, às 21h30 e 23h00, respetivamente, no Teatro das Figuras.

O coreógrafo e performer português André Uerba propõe uma performance que conta com a participação de 9 pessoas da comunidade local, que foram selecionadas numa audição limitada a 25 participantes.

Quanto aos Dewey Dell, companhia italiana formada por Teodora, Demetrio, Agata Castellucci e Eugenio Resta, realizarão um concerto-performance que procura encontrar a ligação entre som e movimento, onde os músicos tocam ao vivo através de uma coreografia. O bilhete, que custa 5 euros, dá acesso aos dois espetáculos.

“Entre Cães e Lobos”, de Gustavo Ciríaco – uma das duas co-produções desta edição do festival – realiza-se, no dia 25 de Outubro, às 21h30, no Cine-Teatro Louletano.

O artista desenvolveu este projeto a partir de uma colecção de relatos e descrições de paisagens que apenas ficaram guardadas nas memórias de anciãos e de outras imaginadas e desenhadas por crianças.

Para a criação desta performance, Gustavo Ciríaco realizou, em 2018, duas residências, uma em Lagos onde colaborou com um grupo de crianças, e outra em Loulé, com um grupo de seniores. O espetáculo poderá ser visto, no dia 25 de Outubro, às 21h30, no Cine-Teatro Louletano.

A programação do festival contempla várias iniciativas dedicadas exclusivamente à comunidade escolar. É o caso de “Antiprincesas – Clarice Lispector”, de Cláudia Gaiolas, uma peça de teatro inspirada na vida da escritora brasileira, que será apresentada no dia 25 de Outubro, às 10h30, no Parque Municipal de Loulé.

O espetáculo conta com mais uma sessão, no dia 30 de Outubro, à mesma hora, no Parque da Cidade, em Lagos. As sessões são limitadas a três turmas.

Esta edição do Verão Azul conta com dois pontos de encontro, no Gimnásio Clube de Faro e no Auditório do Solar da Música Nova, em Loulé, que vão contar com atividade programática de entrada gratuita, como concertos, conversas e encontros informais entre público e criadores.

No dia 24, às 00h00, em Faro, Tiago Saga dos Time for T – que acabam de lançar um novo álbum – apresenta-se a solo numa expedição pelos lugares mais tropicais e transparentes do planeta.

No dia seguinte, 25 de Outubro, às 23h30, em Loulé, é a vez de Gabriel Ferrandini, Maria Reis (Pega Monstro) e André Cepeda proporem um concerto-instalação, onde a bateria, a voz e a imagem se conjugam para uma experiência imersiva.

Já no sábado, dia 26, às 23h00, o ponto de encontro de Faro, receberá o músico de jazz Sérgio Pelágio.

Nos dias 26 e 27 de Outubro, entre as 11h e as 16h30, a Academia Iluminarte, em Loulé, acolhe um workshop de dança, conduzido pelo artista brasileiro Gustavo Ciríaco. Limitada a 15 participantes, esta iniciativa é dirigida a bailarinos e atores profissionais e amadores com interesse na prática do movimento como expressão.

No sábado, 26, Gabriel Ferrandini, uma das grandes figuras do jazz nacional, realizará um workshop para amadores e profissionais, onde irá partilhar a sua experiência e as técnicas de improvisação musical desenvolvidas nos seus vários projectos, quer a solo quer em conjunto com outros artistas.

Decorre entre as 11h00 e as 16h00, no espaço da Mákina de Cena – Associação Cultural, em Loulé. Os valores dos workshops variam entre os 20 e os 10 euros, respetivamente.

Também no sábado, das 11h00 às 13h00, na Casa da Cultura de Loulé, está prevista uma masterclass gratuita com André Cepeda, onde será partilhada a experiência e os vários projetos que o artista desenvolveu nos últimos anos, bem como o seu modo de trabalhar em estúdio, misturando fotografia analógica tradicional com as novas técnicas da fotografia digital.

Os participantes deverão trazer uma seleção de fotografias impressas em papel fotográfico, que façam parte de um projeto que estejam a desenvolver actualmente ou de uma ideia capaz de formar um grupo de imagens coerentes.

Este ano, o Verão Azul, produzido pela associação cultural casaBranca, realiza-se em Faro, Loulé e Lagos, até 2 de Novembro, integrando o programa “365Algarve”.

Comentários

pub
pub