Faro acolhe conferência internacional do projeto Creatour

Conferência terá lugar na Universidade do Algarve

Turismo Criativo – Imagem de Arquivo

Faro vai acolher a conferência internacional “Creative tourism dynamics: connecting travellers, communities, cultures and places”, uma iniciativa realizada no âmbito do projeto Creatour que decorrerá entre os dias 23 e 25 na Universidade do Algarve.

Esta iniciativa dedicada às dinâmicas do turismo criativo terá «um foco especial na comunicação e na ligação dos turistas com as comunidades locais, através do turismo criativo» e reunirá «académicos e profissionais de relevo nesta área», segundo o CinTurs (Research Centre for Tourism, Sustainability and Well-being) da UAlg, que organiza o evento.

Ao todo, são esperados mais de 130 participantes vindos do Brasil, Canadá, Estados Unidos, Eslováquia, Holanda, India, México, Portugal, Roménia, Sérvia, Reino Unido.

Entre os oradores, a organização destaca a presença de Charles Landry, especialista internacional e autor reconhecido em temas da imaginação e criatividade para a revitalização urbana e territorial (UK) e de Jafar Jafari, especialista, investigador e editor internacional, professor na Universidade de Wisconsin-Stout (EUA) e presidente fundador do Tourism Intelligence Forum (Itália).

Alexandra Gonçalves, investigadora integrada no CinTurs e professora adjunta da ESGHT da Universidade do Algarve, e de Nancy Duxbury, investigadora sénior no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, que é, também, a investigadora principal do CREATOUR, especialista na área da cultura no desenvolvimento local sustentável e mapeamento cultural são outros oradores em destaque.

Durante a conferência, será apresentado, em antestreia, o documentário Creatour (dia 23) e a app creatour.pt – turismo criativo em realidade aumentada (dias 23 e 24).

Destaque, ainda, para as sessões paralelas de discussão internacional e para duas sessões especiais, uma com alguns pilotos Creatour sobre comunicação e parcerias (dia24) e a outra sobre sobre marketing, promoção e maturidade para o mercado com Marie-Andrée Delisle, consultora de desenvolvimento de turismo para organizações públicas e privadas (dia 25).

Uma mesa redonda sobre marketing de experiências criativas, com diferentes atores da região do Algarve (dia 25) e as atividades pós-conferência “Papas casadas: do mercado à mesa”, organizada pela Tertúlia Algarvia, e “Loulé Criativo: tour and experience”, organizada pelo Loulé Criativo (26 de Outubro), completam o programa.

«O Creatour é um projeto de incubação e de investigação multidisciplinar, contribuindo para melhorar o conhecimento sobre o turismo criativo, bem como catalisar parcerias/redes e capacitação para o desenvolvimento de experiências de turismo criativo, em cidades de pequena dimensão e áreas rurais das regiões Norte, Centro, Alentejo e Algarve», segundo os organizadores da conferência.

Coordenado pelo Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra o projeto Creatour tem como parceiros o CIDEHUS da Universidade de Évora, o CIEO da Universidade do Algarve, o DINÂMIA’CET-IUL do ISCTE-IUL e o Lab2PT da Universidade do Minho. É financiado pelo Programa de Actividades Conjuntas (PAC) do Portugal 2020, através do COMPETE 2020, POR Lisboa, POR Algarve e da Fundação para a Ciência e a Tecnologia.

Comentários

pub