Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
zoomarine

A Dieta Mediterrânica vai ocupar um lugar de destaque na Estratégia de Especialização Inteligente  (RIS3) do Algarve no próximo Quadro Comunitário de Apoio e, em consequência, na linha de prioridades para a obtenção de Fundos da União Europeia.

Quem o garante é Aquiles Marreiros, diretor de serviços de Desenvolvimento Regional da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Algarve, numa entrevista que deu ao Sul Informação, à margem da apresentação da Feira da Dieta Mediterrânica, evento que começa hoje e decorre até domingo, no centro histórico de Tavira.

«Nós estamos, neste momento, a revisitar a nossa Estratégia de Especialização Inteligente, que atualmente congrega seis domínios: Turismo, Mar, Saúde, Agroalimentar, Energias Renováveis, as TIC e as Indústrias Culturais e Criativas», disse Aquiles Marreiros.

inframoura cada gota importa

«No próximo quadro, a nossa proposta é que não tenhamos uma abordagem por domínios, mas sim por desafios societais. E a Dieta Mediterrânica será um deles, juntamente com as alterações climáticas, a economia circular e outros, que estamos a trabalhar neste momento», acrescentou.

Como explicou o mesmo responsável, «a RIS3 enquadra as escolhas da região para financiar aquilo que é o conhecimento, a inovação produtiva, a especialização e a internacionalização. Ou seja, no fundo, enquadra o Sistema de Incentivos para as empresas e para a universidade».

«Com esta escolha, o que nós estamos a dizer é que queremos que a prioridade dos fundos a atribuir ao abrigo do Sistema de Incentivos seja, não agregada aos atuais setores de especialização inteligente, mas aos desafios societais que vamos considerar», acrescentou o diretor de serviços da CCDR algarvia.

Isso não impedirá a continuidade do investimento nas seis áreas que são, hoje em dia, o principal enfoque da região.

«Vamos avaliar qual foi a procura no atual quadro de apoio, o CRESC Algarve 2020. O Turismo tem tido uma procura evidente. O Mar, que era um dos domínios principais, tem uma procura menor, mas faz todo o sentido mantê-lo, ao nível do conhecimento, até porque foi por aí que ele surgiu», exemplificou Aquiles Marreiros.

 

Sul Informação
Aquiles Marreiros

 

A CCDR é, de resto, uma das entidades que, desde a primeira hora, se associou à Feira da Dieta Mediterrânica, da qual é co-organizadora. São, igualmente, Fundos da União Europeia, geridos por esta entidade, que têm ajudado a realizar esta festa, que é uma montra da Dieta Mediterrânica portuguesa, reconhecida pela UNESCO como Património Imaterial da Humanidade e que tem em Tavira a sua comunidade representativa.

Desta forma, a entidade marcará forte presença no certame que começa hoje em Tavira, onde promoverá, com a ajuda do Algarve Biomedical Center, uma iniciativa sobre a RIS3 e as alterações que estão previstas. A ação decorrerá «num ambiente informal, à volta da mesa» e visa debater «as oportunidades que a Dieta Mediterrânica congrega, enquanto desafio societal transversal, mote para o desenvolvimento regional, que se deseja competitivo e sustentável», segundo a CCDR do Algarve.

O evento, que decorrerá no Mercado Municipal de Tavira, «destina-se exclusivamente a convidados, representantes dos diferentes domínios de especialização inteligente do Algarve».

A mesma entidade apresentará, ainda, um programa de atividades que servirá para «promover a reflexão sobre a estratégia para o Algarve e a Europa na próxima década».

Já o centro Europe Direct Algarve, que partilhará o stand da CCDR, terá «informação, publicações e passatempos sobre a Europa para todas as idades» .

De 5 a 8 de Setembro, sempre às 18h00, em frente à Casa André Pilarte, o Centro Europe Direct vai promover as sessões “Receitas para mudar o mundo”, que contarão «com um convidado, Chef do seu ofício, que todos os dias, à hora certa, nos trará sugestões de gestos e atitudes que podem de facto mudar o mundo».

Esta é apenas uma das muitas atividades que fazem parte do extenso Programa da Feira da Dieta Mediterrânica 2019, que pode ser descarregado aqui (formato PDF).

são brás de alportel
banner aljezur sempre

Também poderá gostar

Sul Informação - Há um surto de Hepatite A no Algarve e no Alentejo, afetando sobretudo crianças, alerta a DGS

Há um surto de Hepatite A no Algarve e no Alentejo, afetando sobretudo crianças, alerta a DGS

Eurocidade Guadiana

VRSA, Castro Marim e Ayamonte ponderam estratégia comum de planeamento urbanístico

Obras modernização PRR escolas

Quatro escolas do Algarve sofrem 31 milhões de euros de obras de modernização pagas pelo PRR