Papeleiras inteligentes chegam a Quarteira

Papeleiras emitem notificações quando estão cheias

Quarteira vai ter, a partir desta semana, as primeiras papeleiras inteligentes. A instalação destes equipamentos, financiada pelo Fundo Ambiental do Ministério do Ambiente, será feita no âmbito do Quarteira Lab.

Uma das papeleiras ficará instalada no Terminal Rodoviário, enquanto a outra ficará localizada junto à interseção da Rua Vasco da Gama com a Avenida Dr. Carlos Mota Pinto.

As papeleiras inteligentes «permitem um processo de recolha 85% mais eficiente, devido ao seu compactador interno de baixo consumo alimentado por um painel solar
instalado no seu topo que permitirá que esta seja completamente autónoma e tenha até oito vezes a capacidade de armazenamento de uma papeleira comum», explica a Câmara de Loulé.

Através de uma plataforma digital, os serviços municipais podem consultar o estado de enchimento das papeleiras, «notificando estes serviços automaticamente caso as mesmas atinjam o seu nível máximo de enchimento, permitindo aumentar a eficiência das rotas de recolha dos resíduos, reduzir o número de viagens e de mão-de-obra, resultando numa poupança de combustível e, consequentemente, na redução das emissões de CO2», acrescenta a autarquia.

A Câmara Municipal de Loulé, através do projeto Quarteira Lab, «pretende trazer inovação e sustentabilidade ambiental a esta área da cidade, tornando-a mais amiga
do ambiente. Fomentar a descarbonização da cidade através de soluções tecnológicas que aumentem a eficácia e reduzam o consumo de energia, contribuindo para criar um espaço urbano inovador, sustentável e inclusivo, melhorando a qualidade de vida doscidadãos, são os principais objetivos deste ”Laboratório Vivo para a Descarbonização”».

Comentários

pub