Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

O PSD e PS vão apresentar, esta quarta-feira, 15 de Maio, votos de louvor, na Assembleia da República, pelos 40 anos da Universidade do Algarve. 

Cada um dos partidos vai apresentar o seu voto, feito pelos respetivos Grupos Parlamentares, que será votado pela Assembleia.

No voto do PSD, assinado por Cristóvão Norte e José Carlos Barros, lê-se que a criação da UAlg foi «um processo turbulento, contra as intenções do Governo à época», algo «bem» relembrado por Ferro Rodrigues, presidente da Assembleia da República, na inauguração de uma exposição sobre os 40 anos da UAlg, no Palácio de São Bento. 

festival do marisco de olhao

O PSD relembra que esse «ato de rebeldia» partiu do «Grupo Parlamentar do PPD/ PSD» e teve «autoria dos deputados José Vitorino, Cristóvão Norte, Sousa Franco, Sérvulo Correia, Pedro Roseta e Barbosa de Melo».

Em 1979, dois anos depois desta iniciativa, nasceu a UAlg, criada por lei do Parlamento.

«A Universidade do Algarve deve considerar-se a maior conquista da região – a qual lhe abriu novos horizontes – dotando-a de uma ferramenta vital para responder às necessidades e ambições do Algarve, que, deste modo, encontra neste espaço de conhecimento e inovação uma decisiva janela de liberdade e de elevação da sua cultura e identidade, bem como força motriz do seu desenvolvimento e transformação», lê-se ainda.

Da parte do PS, também é relembrado o processo de criação da UAlg, neste voto, assinado por Carlos César, Luís Graça, Fernando Anastácio, Ana Passos e Jamila Madeira.

«A Universidade do Algarve é a única academia de saber e conhecimento aprovada, não por diploma do Governo, mas por Lei da Assembleia da República, com o apoio de todos os Grupos Parlamentares, razão porque a sua reitoria decidiu iniciar no Parlamento as comemorações oficiais dos quarenta anos da sua existência».

«A Universidade do Algarve foi o mais importante instrumento de transformação social da região do Algarve formando ao longo da sua existência mais de trinta mil alunos, concedendo à região mais competências, inovação e desenvolvimento em todas as áreas do saber», acrescenta.

«142 cursos, do politécnico e ensino superior, com 8200 alunos atualmente inscritos, 20% dos quais estrangeiros.
Há dez anos, a Universidade do Algarve iniciou a sua formação em medicina, num mestrado integrado também ele inovador e responsável pela formação de 195 novos médicos até hoje», conclui.

Banner lateral albufeira
zoomarine

Também poderá gostar

Encontro anual do Conselho da Diáspora Portuguesa

Presidente da República ouve PSD, PS e Chega na terça-feira

Luis Montenegro na assinatura de contratos de financiamento para a construção/reabilitação de escolas com 12 municípios de Lisboa e Vale do Tejo

Luís Montenegro: «O povo quer este primeiro-ministro e não quer outro»

Pedro Nuno Santos em VRSA_HR (2)

Pedro Nuno Santos demite-se e não será recandidato a secretário-geral do PS