Cidade Europeia do Desporto vai ter Windsurf, motociclismo, andebol e frisbee

Muito desporto no final de Abril e início de Maio, em Portimão

Foto de arquivo

O Campeonato do Mundo de Windsurf, o Europeu de Ultimate – Frisbee, a Oliveira Cup, a Laser Run Global City Tour e o Torneio Internacional de Portimão em Andebol M50, para veteranos, são algumas das atividades que vão marcar o final do mês de Abril e o início de Maio, em Portimão, Cidade Europeia do Desporto 2019.

No que diz respeito aos desportos náuticos, está a decorrer, até 5 de Maio, na Praia da Rocha, o Mundial de Windsurf.

Esta competição, organizada pela Windptm e pelo Clube Naval de Portimão, além de atrair figuras do mundo do Windsurf, vai promover provas destinadas às promessas da modalidade, como a Techno 293, onde irá participar uma classe paraolímpica (entre 21 e 27 de Abril), a Formula Windsurfing (28 de Abril a 2 de Maio) e a Formula Foil (3 a 5 de Maio).

Na prova, estarão presentes 120 atletas de 15 países, entre os quais a olímpica espanhola Marina Alabau, medalhada com ouro na disciplina de RSX, e Steve Allen, ex-campeão na modalidade de Formula.

No dia 27 de Abril, o Pavilhão Gimnodesportivo de Portimão recebe o Torneio Internacional de Portimão Andebol M50, destinado a veteranos masculinos e femininos, no qual participarão as equipas lusas do DAC Douro Andebol Clube, Esferantástica ACD/Boa Hora, Masters Andebol Algarve/CCD Olhão e M50 Portugal Handball, além das formações espanholas do Club Handbol Sant Fost (Barcelona) e do ASAB Sevilla.

Um dia depois, a 28 de Abril, o Kartódromo Internacional do Algarve vai ser palco de uma etapa da Oliveira Cup, um troféu de motociclismo pioneiro em Portugal e destinado à captação e formação de jovens aspirantes a pilotos de motos de velocidade, com a chancela de Miguel Oliveira e apoio do seu clube oficial de fãs.

Com mais de meia centena de inscritos, entre os 6 e os 12 anos, os pilotos de palmo e meio correrão nas categorias Ohvale, MiniGP e Naked, que constituem a base para a iniciação e desenvolvimento dos primeiros passos em velocidade.

o Campeonato da Europa Ultimate – Frisbee, decorre entre 6 e 11 de Maio, na Praia da Rocha, com a participação de 22 países, num total de 88 equipas inscritas e 1350 jogadores. A competição oficial divide-se em 14 campos.

Esta prova, na qual Portugal marcará presença com quatro equipas, tem organização da World Flying Disc Federation, em associação com a BULA Ltd e a Associação Portuguesa de Ultimate e Desportos de Disco, contando com o apoio do Município de Portimão.

Já no dia 5 de Maio, o Portimão Arena acolhe o Laser Run Global City Tour, uma atividade desportiva que constitui a mais recente criação da União Internacional de Pentatlo Moderno e que integra as disciplinas de corrida e tiro laser, «num formato contínuo e intercalado onde se aliam as vertentes física e mental», explica a Câmara de Portimão.

Desportistas de todas as idades podem praticar a modalidade, «na qual também têm papel de relevo as dimensões lúdica, recreativa, de bem-estar e da condição física», acrescenta a autarquia.

Nos próximos dias, Portimão recebe ainda, entre 27 de Abril e 11 de Maio, um Beach Volleyball Camp, na Praia da Rocha, os Jogos Euros 2019, que o Centro de Cultura e Desporto os Trabalhadores da Segurança Social do Algarve promove em vários locais de Portimão, entre 27 de Abril e 4 de Maio, e o Congresso da Associação Portuguesa de Treinadores de Natação e Congresso Ibérico, que decorre no Portimão Arena, entre 26 e 29 de Abril.

Estes três eventos «trarão algumas centenas de participantes ao município», conclui a Câmara de Portimão.

Comentários

pub
pub