Faro vai ajudar munícipes carenciados a comprar medicamentos

A Câmara de Faro aderiu à Rede Solidária do Medicamento

A câmara de Faro passou a integrar a Rede Solidária do Medicamento (Projeto Abem) no dia 18 de Março. A assinatura do protocolo de adesão da autarquia farense a esta iniciativa da associação Dignitude contou com a presença de Maria de Belém Roseira, antiga ministra da Saúde e presidente da entidade promotora do projeto.

A Rede Solidária do Medicamento tem como objetivo «dar resposta aos problemas de acesso aos medicamentos que afetam 1 em cada 10 portugueses, de modo a garantir que todos possam adquirir os remédios comparticipados que lhes são prescritos».

A iniciativa dirige-se, em particular, «aos cidadãos que se encontrem em situação de carência económica que os impossibilite de adquirir os medicamentos comparticipados e prescritos por receita médica», segundo a autarquia farense.

Ao aderir a esta rede, a Câmara de Faro compromete-se «a desenvolver esforços no sentido de divulgar, dinamizar e envolver a sociedade civil e tecido empresarial farense para atingir os objetivos do programa, assumindo, em cooperação com a Associação Dignitude, a angariação de fundos para a sua execução no concelho».

 

 

A autarquia vai assumir 100 euros «por cada beneficiário identificado, até um máximo de dez mil euros anuais, sendo o restante valor suportado pelo “Programa Abem: Rede Solidária do Medicamento”».

«No entanto, consciente da importância desta ação e dos prejuízos que advêm para a sociedade pelo facto de as pessoas não seguirem a medicamentação que lhes foi prescrita pelos seus médicos, a Câmara Municipal de Faro, através do seu presidente, Rogério Bacalhau, não fecha a porta a que este apoio seja aumentado depois de atingido o valor definido e constatando-se a necessidade do seu reforço», assegurou a Câmara de Faro.

A rede à qual Faro aderiu contava, em 2018, com 105 concelhos aderentes, dos quais dois do Algarve – Aljezur e Albufeira no Algarve. O número de beneficiários ultrapassava os 7 mil, num total de 3.815 famílias.

Comentários

pub