Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
municipio de odemira

O Município de Faro vai receber o “Prémio de Melhor Programação Cultural Autárquica”, atribuído na gala “Prémio Autores”, da Sociedade Portuguesa de Autores (SPA), no dia 27 de Março, a realizar no Centro Cultural de Belém, em Lisboa.

A gala televisiva anual da SPA vai contar com a presença do presidente da Câmara Rogério Bacalhau e será transmitida, em direto, pela RTP 2, a partir das 22 horas.

Este prémio, anualmente entregue pela SPA, é atribuído «no seguimento da grande aposta em eventos culturais marcados pela qualidade e diversidade, envolvendo a comunidade e as diversas coletividades e associações do concelho, sendo por isso, também, um sinal ainda mais mobilizador para a aposta de Faro no seu desígnio de ser a Capital Europeia da Cultura 2027», salienta a autarquia em nota de imprensa.

jf-quarteira

O ano de 2018 foi «repleto de iniciativas e de boas notícias no que diz respeito à cultura, como por exemplo: a atribuição da classificação de “tesouro nacional” ao mosaico romano do Deus Oceano, a consolidação do Festival F como evento de excelência, o crescimento do Alameda Beer Fest, do Baixa Street Fest, da Exposição do Surrealismo com a Fundação Millennium BCP, a exposição da coleção de azulejaria Ramalho Ortigão, o restauro da estátua D. Afonso III e do portal renascentista do antigo Convento de Nossa Senhora da Assunção, ou a recuperação da Ermida de Santo António do Alto entre muitas outras realizações», acrescenta a Câmara de Faro.

O “Prémio Autores” foi atribuído pela primeira vez, em 2010, pela Sociedade Portuguesa de Autores. A SPA já distinguiu várias Câmaras Municipais do país, como Lisboa, Porto, Évora, Coimbra, Penafiel e Guimarães.

Além da distinção a Faro, com o Prémio de Melhor Programação Cultural Autárquica, a SPA vai atribuir prémios nas categorias criativas de televisão, dança, rádio, artes visuais, literatura, teatro, cinema e música e, ainda, um “Prémio Vida e Obra”.

Neste âmbito, há pelo menos um algarvio nomeado, o fotógrafo João Mariano, com a sua exposição “Trezentos e Sessenta e Seis”, que esteve patente no Centro Cultural de Lagos.

A cerimónia vai também celebrar as vidas e carreiras de várias personalidades como Sophia de Mello Breyner Andresen, Jorge de Sena, José Carlos Ary dos Santos e, ainda, a banda Xutos & Pontapés a celebrar 40 anos de atividade.

vamos à vila 2025
banner aljezur sempre

Também poderá gostar

Museu Municipal de Arqueologia de Albufeira

Museus são celebrados no Algarve até domingo com mais de uma dezena de eventos

Real Tuna Infantina

Real Tuna Infantina celebra 30 anos com espetáculo em Faro

Foto: The Waterboys / Facebook

The Waterboys, Moonspell e The Black Mamba atuam na 43ª Concentração de Faro