CHUA assinala Dia Nacional do Doente com AVC com rastreios, palestras e caminhada

Atividades em Faro, Portimão e Lagos

Créditos: Depositphotos

A Unidade de Acidente Vascular Cerebral (AVC) e o Núcleo de Enfermagem de Reabilitação das Unidades Hospitalares de Portimão e Lagos do Centro Hospitalar Universitário do Algarve (CHUA) promovem, entre 31 de Março e 5 de Abril, atividades que visam a consciencialização e prevenção junto da população, assinalando assim o Dia Nacional do Doente com AVC.

As comemorações têm início a 31 de Março, com a realização de uma exposição fotográfica no hall de entrada do edifício central da Unidade Hospitalar de Faro.

A 1 de Abril, pelas 9h00, decorre a sessão de abertura, no Auditório da Escola Secundária João de Deus, em Faro, que conta com a presença de Paulo Morgado, presidente da Administração Regional de Saúde do Algarve, Ana Paula Gonçalves, presidente do Conselho de Administração do CHUA, Mahomede Americano, diretor clínico do CHUA, Filomena Martins, enfermeira diretora do CHUA, Carlos Luís, diretor do Agrupamento de Escolas João de Deus (Faro), e Ana Paula Fidalgo, coordenadora da Unidade de AVC do CHUA.

Durante o evento, a médica Ana Paula Fidalgo irá abordar o tema «Acidente Vascular Cerebral (AVC), o que é? Sinais e Sintomas», seguindo-se Célia Lopes, nutricionista no CHUA, com a temática «Nutrição e AVC – há relação».

A sessão termina com a apresentação da oferta desportiva no concelho de Faro, por parte de Jorge Candeias, responsável de Unidade Promoção, Desporto e Juventude da Câmara da capital algarvia.

No dia 3, com o apoio do grupo «Pegadas à 4ª feira», realiza-se a «Caminhada do AVC» pela cidade de Faro, com início marcado para as 19h30, no Fórum Algarve. Esta iniciativa pretende alertar para a importância do desporto na qualidade de vida e na prevenção deste tipo de doença.

A programação das comemorações termina a 5 de Abril com um rastreio dos fatores de risco vascular à população, que tem lugar no Mercado Municipal de Faro, às 8h00, com o propósito de detetar possíveis casos de risco, assim como aconselhar, sensibilizar e informar relativamente ao AVC.

 

Núcleo de Enfermagem de Reabilitação das Unidades Hospitalares de Portimão e Lagos promove iniciativas na comunidade

Também no âmbito das iniciativas do Dia Nacional do Doente com AVC, o Núcleo de Enfermagem de Reabilitação das Unidades Hospitalares de Portimão e Lagos do Centro Hospitalar Universitário do Algarve (CHUA) promovem um conjunto de ações de sensibilização direcionadas para a população.

No dia 1 de Abril, a equipa multidisciplinar promove uma ação de sensibilização na Associação de Reformados do Pontal – Portimão e Não Só. A sessão de abertura, a começar pelas 10h00, conta com a presença de um representante do Conselho de Administração e do coordenador do Núcleo de Enfermagem de Reabilitação.

Assim, de modo a assinalar esta data, para as 10h15 está marcada uma sessão formativa sobre «Prevenção do Acidente Vascular Cerebral (AVC)», com a enfermeira Helena Gaspar, seguindo-se uma outra sobre os «Fatores de Risco» associados à doença com a Alexandra Ávila, com início previsto para as 10h45.

A programação continua com a apresentação do Grupo de Ajuda Mútua de Sobreviventes do AVC, às 11h00, pela enfermeira Ivone Máximo.

O plano de atividades inclui ainda um rastreio aos fatores de risco, a partir das 11h15, a realizar pelos enfermeiros do núcleo de enfermagem de reabilitação, estando este disponível à população de forma gratuita, como forma de sinalizar possíveis casos propensos à ocorrência de AVC.

Esta iniciativa é organizada pelo Núcleo de Enfermagem de Reabilitação do CHUA das Unidades Hospitalares de Portimão/Lagos e decorre entre as 10h00 e as 17h00.

Comentários

pub