Projeto europeu trouxe jovens líderes a Portimão

Projeto conta com o cofinanciamento da Comissão Europeia, através do programa Erasmus+

Uma ação de formação para jovens líderes, com a participação de formandos vindos de 12 países da Europa, decorreu em Portimão, entre 9 e 14 de Fevereiro, no âmbito do projeto Europeu “Academia de Democracia Jovem”.

Segundo os promotores do projeto, coordenado pela plataforma DYPALL Network, estes jovens líderes «terão a responsabilidade de desenhar e implementar um conjunto de iniciativas de incentivo à participação jovem nas próximas Eleições Europeias, nos seus países de origem».

A ação decorreu «num contexto de aprendizagem e partilha», com os participantes vindos de diferentes países e culturas europeias a discutir valores comuns e perspetivas para o futuro da União Europeia.

O projeto “Academia de Democracia Jovem” pretende, «através da capacitação de jovens para a cidadania europeia e participação democrática, consciencializar quem vota pela primeira vez em Maio deste ano».

Com idades entre os 17 e 20 anos, os participantes «desenvolveram capacidades enquanto multiplicadores desta campanha, que será desenvolvida a nível local, com o objetivo de ser passada aos seus pares, nos países e localidades de origem».

A iniciativa utiliza «uma abordagem informal de comunicação e motivação entre jovens, para proporcionar os meios para o desenvolvimento de sensibilidade afeta às suas vidas políticas, e consequentemente, o envolvimento destes nos atos eleitorais».

Este projeto conta com o cofinanciamento da Comissão Europeia, através do programa Erasmus+, tendo ainda apoio local da Câmara Municipal de Portimão.

 

Comentários

pub