Ciclo de cinema homenageia Vítor Reia-Baptista ao longo do ano

Primeira sessão é já a 20 de Fevereiro

Um ciclo extenso de cinema, em homenagem a Vítor Reia-Baptista, professor da Universidade do Algarve já falecido, realiza-se ao longo de todo este ano, em Faro.

Vítor Reia-Baptista foi um «proeminente estudioso da literacia fílmica em Portugal, envolvido em inúmeros projetos nacionais e internacionais nesta área de estudo e um dos investigadores que esteve na génese do Centro de Investigação em Artes e Comunicação (CIAC)».

Organizado pelo Cineclube de Faro em parceria com a Universidade do Algarve e o Centro de Investigação em Artes e Comunicação, este ciclo de homenagem conta com oito sessões que terão lugar todos os meses, às quartas-feiras, prolongando-se até Janeiro de 2020, mês em que se vai assinalar o aniversário do nascimento de Vítor Reia-Baptista, com o filme “L’Âge d’Or” (Luis Buñuel) a fechar este ciclo.

Os filmes, do seu agrado e sobre os quais falava largamente nas aulas, nos seus círculos de investigação, sociais e de amizade, serão apresentados por colegas e amigos e contarão com a presença de diferentes convidados em cada mês para uma conversa pós-filme.

Destaca-se, ainda, a programação do mês de Maio, prevista em conjunto com o curso de Ciências de Comunicação da Universidade do Algarve, criado na Escola Superior de Educação e Comunicação pelo Professor Vítor Reia-Baptista.

A primeira sessão acontece no dia 20 de Fevereiro de 2019, às 15h00, no Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), com o filme “Viridiana” de Luis Buñuel e contará com a apresentação de Mirian Tavares, Coordenadora do CIAC.

O ciclo “Vítor Reia-Baptista: Herético e Libertário” conta com o apoio do Instituto do Cinema e do Audiovisual, do Instituto Português do Desporto e da Juventude e com o Município de Faro.

Os bilhetes custam 4 euros para público e 1 euro para sócios do Cineclube de Faro. Estudantes, professores acompanhantes e docentes presentes do projeto Juventude Cinema Escola (JCE) têm entrada gratuita.

A programação completa pode ser consultada aqui. 

Comentários

pub