150 eventos de Zé Manel Taxista a Salvador Sobral marcam Janeiro no Algarve

Há sugestões para todos os gostos musicais, além de dança, teatro, exposições, festivais, mercados e eventos desportivos

A centena e meia de propostas que prometem animar os primeiros dias de 2019 estão no «Guia Algarve. Os destaques vão para Salvador Sobral, a Festa das Chouriças e o humor de Maria Rueff, sem esquecer a programação do «365 Algarve», mas há sugestões para todos os gostos musicais, além de dança, teatro, exposições, festivais, mercados e eventos desportivos.

Começando pelo programa cultural «365 Algarve» e pela oferta de experiências únicas em que todos os dias contam, tome nota destas duas sugestões: o 3º Festival Internacional de Piano do Algarve regressa ao TEMPO – Teatro Municipal de Portimão com o virtuosismo do chinês Xi Zhai e a Orquestra Clássica do Centro, dirigida pelo maestro polaco Jan Wierzba (dia 19); e os Momentos Fantásticos com o Património proporcionam mais uma Urban Art Experience pelas ruas de Lagos (26).

Outras propostas com a marca «365 Algarve» levam a música do projeto Moda Vestra a Albufeira (dia 12), Olhão (25) e Silves (26), enquanto o Jazz nas Adegas convida a degustar vinhos da Quinta João Clara, em Alcantarilha, ao som da banda Zeus Faber (18).

Ainda há lugar a atuações espontâneas do Algarve Flash Mob – Choir, em diversas localidades, e a mais um espetáculo de degustação de cataplana algarvia Cataplay, em Albufeira (26).

Finalmente, nas antigas cavalariças do Palácio de Estoi acontece um novo cine-concerto Video Lucem, no qual filmes mudos ganham vida pelo piano de Filipe Raposo e a voz de Rita Maria e Ricardo Ribeiro (19).

De volta à primeira edição do ano do «Guia Algarve», há um Concerto de Ano Novo onde a paixão, o humor e o sangue vienenses estarão presentes pelas mãos do maestro Osvaldo Ferreira e a Orquestra Filarmónica Portuguesa, contando ainda com a participação da soprano Cristiana Oliveira, que tem encantado os principais palcos europeus. Apresentações em Olhão (dia 3) e Portimão (4).

Noutro evento dedicado às artes musicais, Salvador Sobral retoma no Centro Cultural de Lagos a digressão que não terminou antes do sucesso de «Amar pelos Dois», canção que levou à vitória de Portugal no Festival Eurovisão da Canção de 2017 (espetáculos a 25 e 26).

Zé Manel Taxista, uma comédia com brilhantina, celebra os 20 anos de existência de uma das personagens mais emblemáticas e acarinhadas de Maria Rueff. Entre turistas, tuque-tuques e alojamentos locais, Zé Manel despista-se no Teatro das Figuras, em Faro (apresentações no dia 26).

Também na capital algarvia, Al Tango! – Festival de Tango do Algarve homenageia um género musical que suscita paixões em todo o mundo com aulas de tango e milongas (18 a 20) e o espetáculo «Estrellas Al Tango!» (19).

Outra das tradições de janeiro, a Festa das Chouriças de Querença, enche o Largo da Igreja com uma procissão, prova de chouriças assadas e animação musical (dia 20).

Por fim, a cerimónia de abertura de Portimão Cidade Europeia do Desporto 2019 promete levar ao Portimão Arena o maior espetáculo de video mapping 360º indoor jamais visto em Portugal numa viagem imersiva pela história e pelo mundo do desporto (18).

Estas e muitas outras propostas aguardam por si nas 24 páginas do «Guia Algarve» de Janeiro de 2019, edição bilingue (português e inglês) com tiragem de 50 mil exemplares. Além dos postos de turismo, a publicação é distribuída gratuitamente no aeroporto de Faro, hotéis, agências de viagens, rent-a-car e campos de golfe da região e também pode ser descarregada aqui.

Comentários

pub