Património Arquitetónico e Paisagístico em discussão no 15º Congresso dos Arquitetos

Trabalhos têm como tema central o “Património Arquitetónico e Paisagístico”, já que 2018 é o Ano Europeu do Património Cultural

Foto: Elisabete Rodrigues | Sul Informação

O 15º Congresso dos Arquitetos, que se realiza pela primeira vez no Algarve, começa amanhã, dia 25. A iniciativa, que termina no sábado, 27 de Outubro, decorre no Centro de Congressos do Arade, em Lagoa, e vai reunir mais de 300 arquitectos para a discussão de temas que vão da valorização do património às difíceis condições de acesso à profissão.

O primeiro-ministro António Costa, a secretária de Estado do Ordenamento do Território e da Conservação da Natureza, Célia Santos, e secretária de Estado da Habitação, Ana Pinho, marcam presença nas sessões de abertura e de fecho dos trabalhos, que têm como tema central o “Património Arquitetónico e Paisagístico”, já que 2018 é o Ano Europeu do Património Cultural.

A Ordem dos Arquitetos, apostando na «descentralização deste género de encontros, pretende colocar na ordem do dia a definição do papel do arquiteto na sociedade, no futuro do património nacional e no desenvolvimento económico, social e de inovação para a sociedade, bem como a a clarificação do papel da arquitetura na preservação e na construção do futuro património arquitetónico e paisagístico nacional».

O Presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa preside à comissão de honra, composta por diversas individualidades, nesta que é a reunião magna da Ordem dos Arquitetos quando se cumprem 20 anos sobre a sua criação.

Ao longo dos três dias do Congresso, que tem uma estrutura de participação diferente da adotada em edições anteriores, para lá do tema agregador, o debate vai contemplar três subtemas: o ordenamento e valorização do território, a reabilitação do património arquitetónico e paisagístico e a prática profissional dos arquitetos.

A resposta dos arquitetos aos riscos territoriais, os caminhos atuais de acesso à profissão, os modos de exercício da profissão e a importância dos arquitetos como decisores e intervenientes políticos são alguns dos assuntos em análise.

Com o objetivo de facilitar a análise prévia do tema e subtemas previstos, o 15º Congresso dos Arquitetos inova duas modalidades de participação, já que, além das habituais moções, recomendações e comunicações, haverá o debate temático e o debate transversal.

Enquanto o debate temático decorre em torno de um documento previamente divulgado e apresentado numa mesa redonda por um grupo de trabalho autoproposto, o debate transversal visa envolver arquitetos e não arquitetos e organiza-se em torno de um tópico transversal, envolvendo diversas entidades e outras profissões.

O Congresso recebe, no primeiro dia, pelas 19h30, a conferência internacional do arquiteto espanhol Emilio Tuñón, que será apresentado por João Carlos dos Santos, subdiretor-geral do Património Cultural (DGPC). Sob o título “O tempo enquanto material de construção”, a palestra é aberta ao público.

A Fundación Docomomo Ibérico e o Conselho Internacional dos Arquitetos de Língua Portuguesa estão entre os vários convidados do Congresso, estando previstas, no dia 26 de Outubro, reuniões de trabalho das duas organizações internacionais.

No último dia, às 15h30, a OA promove a conferência “Reabilitação do Património no Algarve, Caso de estudo: Conservação, reabilitação e valorização das muralhas de Lagos”, também com entrada livre, que tem como oradores os arquitetos Frederico Mendes Paula e José Aguiar.

Em paralelo, vão estar patentes ao público, no Centro de Congressos do Arade, três exposições que documentam a evolução da OA ao revisitar os acontecimentos culturais, profissionais e políticos desta instituição, bem como uma feira de materiais.

Ainda no âmbito do Congresso, a Ordem dos Arquitetos vai realizar, nos dias 26 e 27 de Outubro, visitas guiadas a alguns locais exemplificativos do património algarvio.

 

 

15º Congresso dos Arquitetos

Sessão Solene de Abertura
Auditório Centro de Congresso do Arade
Quinta-feira, 25 de Outubro, 14h30

Com:
Alexandre Burmester, Presidente do Congresso
Cláudia Costa Santos, Presidente do Conselho Diretivo Regional do Norte
Paula Torgal, Presidente do Conselho Diretivo Regional do Sul
José Manuel Pedreirinho, Presidente do Conselho Diretivo Nacional
Francisco Malveiro Martins, Presidente da Câmara Municipal de Lagoa
Célia Ramos, Secretária de Estado do Ordenamento do Território e da Conservação da Natureza

Sessão Solene de Encerramento
Auditório Centro de Congresso do Arade
Sábado, 27 de Outubro, 19h30

Com:
Alexandre Burmester, Presidente do Congresso
José Manuel Pedreirinho, Presidente do Conselho Diretivo Nacional
Ana Pinho, Secretária de Estado da Habitação
Francisco Malveiro Martins, Presidente da Câmara Municipal de Lagoa
António Costa, Primeiro-Ministro

Comentários

pub