Ordem dos Arquitetos visita locais exemplificativos do património do Algarve

Trata-se de «visitas guiadas a alguns locais exemplificativos do património» algarvio

A Capela do Monte (da autoria de Álvaro Siza Vieira), a exposição “50 Livros, 50 Algarves… ler o património” (patente na Biblioteca da Câmara Municipal de Lagoa) e a obras realizadas em Algar Seco e Sítio das Fontes (com a orientação do arquiteto paisagista José Vieira, responsável pelos projetos) vão ser visitadas nos dias 26 e 27, no âmbito do 15º Congresso dos Arquitetos, que arranca amanhã, no Centro de Congressos do Arade, em Lagoa.

Com as inscrições praticamente encerradas, dada a capacidade limitada dos espaços a visitar, esta iniciativa integra o programa paralelo de atividades sociais e culturais concebido pela organização para os três dias do 15º Congresso dos Arquitectos, cujo tema forte é a preservação e a qualificação do Património Arquitetónico e Paisagístico.

Além do tema agregador, o encontro irá contemplar três subtemas: o ordenamento e valorização do território, a reabilitação do património arquitetónico e paisagístico e a prática profissional dos arquitetos.

No ano em que comemora 20 anos, a Ordem quer definir o papel do arquiteto na sociedade, no futuro do património nacional e no desenvolvimento económico-social e de inovação para a sociedade.

O 15º Congresso dos Arquitetos, a decorrer pela primeira vez no Algarve, tem o apoio da Câmara Municipal de Lagoa e vai reunir cerca de 300 profissionais no Centro de Congressos do Arade.

O primeiro-ministro, bem como as secretárias de Estado do Ordenamento do Território e da Conservação da Natureza e ainda da Habitação marcam presença nas sessões de abertura e de fecho dos trabalhos.

 

Programa das visitas do 15º Congresso dos Arquitetos

Sexta-feira, 26 de Outubro
08h45 – 12h30
Visita à Capela do Monte de Álvaro Siza Vieira
Inscrições encerradas

14h30- 16h00
Visita à Biblioteca Municipal de Lagoa: Exposição 50 Livros, 50 Algarves… ler o património
Visita sujeita a inscrição prévia, capacidade limitada

Sábado, 27 de Outubro
09h30 – 12h30
Visitas ao Algar Seco e ao Sítio das Fontes
Com o arquiteto paisagista José Vieira
Visita sujeita a inscrição prévia, capacidade limitada

 

Comentários

pub