Lagos comemora Dia do Município e recebe comitiva de Alcácer Quibir

Feriado Municipal é celebrado em honra do padroeiro São Gonçalo de Lagos

Assinatura do protocolo, entre os edis de Lagos e Alcácer Quibir, na cidade marroquina – Foto: Elisabete Rodrigues | Sul Informação

Lagos comemora, a 27 de Outubro, o Dia do Município e, para assinalar a data, haverá uma visita de uma comitiva de Alcácer Quibir, cidade com a qual Lagos celebrou um acordo de geminação, e um concerto de Paulo de Carvalho. 

Este ano as comemorações, que se desenrolam entre os dias 26 e 28 de Outubro, iniciam-se dentro de um espírito mais internacional, uma vez que a primeira iniciativa diz respeito à receção oficial da comitiva de Ksar El Kebir (Alcácer Quibir) e formalização do Acordo de Geminação.

A comitiva será recebida no Auditório dos Paços do Concelho Século XXI, no dia 26, às 11h30. Lagos geminou-se com Alcácer Quibir (Ksar El Kebir) no início deste ano, momento que o Sul Informação acompanhou, em Marrocos.

Este acordo de geminação «tem como objetivo principal o desenvolvimento de vínculos permanentes entre ambos os Municípios, conducentes ao aprofundamento do conhecimento das identidades culturais locais, em termos de tradições, costumes, memória histórica e património, ao intercâmbio de atividades e eventos culturais, patrimoniais e artísticos e à participação conjunta em projetos de interesse comum», explica a Câmara de Lagos.

No dia 26, às 21h30, Paulo de Carvalho traz ao palco do Centro Cultural de Lagos o espetáculo “Informal”.

O ponto alto destas comemorações será no dia 27, Feriado Municipal, onde se inclui a tradicional Cerimónia de Hastear das Bandeiras, com hinos executados pela Banda da Sociedade Filarmónica Lacobrigense 1º de Maio, a partir das 9h30, na Praça Gil Eanes.

Para as 10h00 estão marcadas as Festas Religiosas de São Gonçalo de Lagos, com uma missa campal e a procissão em Honra do Santo Padroeiro.

A sessão solene, prevista para as 15h30, no Centro Cultural de Lagos, vai contar com a presença de representantes de municípios geminados e homenagens à escritora Glória Marreiros e ao atleta Diogo Marreiros.

A autora e investigadora social receberá a Medalha de Mérito Municipal – Grau Ouro, ao passo que Diogo Marreiros será galardoado com o Grau Prata.

Neste dia as entradas nos espaços museológicos municipais (Igreja de Santo António, Mercado de Escravos e Forte da Ponta da Bandeira) são gratuitas, bem como o parque de estacionamento da Frente Ribeirinha.

As comemorações terminam com a visita comentada “Ao Encontro do Tempo e dos Lugares de São Gonçalo de Lagos”, a ter lugar no dia 28, e com o 8º Encontro de Coros Infanto-Juvenis, a decorrer na Igreja das Freiras pelas 15h30.

Para consultar o programa completo das comemorações, clique aqui.

Comentários

pub
pub